img doencas inflamatorias intestinais 2023Maio Roxo é o mês de conscientização das doenças inflamatórias intestinais (DIIs), sendo um grupo de doenças inflamatórias do trato digestivo, de caráter imunomediado, cujos principais representantes são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa

De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as DIIs afetam mais de cinco milhões de pessoas no planeta e sua prevalência vem aumentando no Brasil, afetando 100 pessoas a cada 100 mil habitantes noo sistema público, com maiores concentrações no Sul e Sudeste do país.

Quem convive com as DIIs deve ter acompanhamento médico contínuo para controle dos sintomas da doença ao longo de toda a vida, visto se tratarem de doenças crônicas que possuem controle através de medicamentos que são capazes de recuperar a qualidade de vida, mas não cura. É necessário ficar atento aos sintomas, como persistência de dor abdominal, diarreia e sangramento nas fezes, ir ao médico para ter um atendimento especializado e diagnóstico precoce. Saber a doença que tem o quanto antes é primordial para iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível de modo a evitar a piora do quadro do paciente e manifestações mais graves, que podem levar à necessidade de internações e cirurgias. A doença de Crohn, habitualmente, causa diarreia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal. Também podem ocorrer perda de apetite e perda de peso

Os pacientes com DIIs possuem um maior risco de carências nutricionais e precisam focar em uma nutrição reforçada de suplementos alimentares. É fundamental ter uma alimentação variada com boa qualidade proteica, tendo equilíbrio entre os carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Desta forma, a alimentação aliada ao tratamento medicamentoso auxilia no controle das crises. 

Para a saúde mental, recomenda-se psicoterapia, grupos de suporte, meditação e yoga. Além da alimentação balanceada, deve-se fazer o uso correto dos medicamentos prescritos pelos médicos.

Bio-Manguinhos/Fiocruz possui em seu portfólio medicamentos que oferecem melhor qualidade de vida aos pacientes que vivem com essas doenças através do Sistema Único de Saúde (SUS): os biofármacos adalimumabe infliximabe.

Esta data conscientiza que as pessoas cuidem melhor da alimentação, saúde mental e pratique esportes regularmente. Seguindo o tratamento e a recomendação alimentar adequados, é possível que os pacientes com DIIs tenham uma vida normal.

Jornalista: Gabriella Ponte
Imagem: Suttipunfpik, Freepik

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.