PEQ jovens reporteresFomentar canais de comunicação e troca de conteúdo audiovisual sobre a promoção da saúde, com ênfase no risco de retorno das doenças imunopreveníveis e na importância da vacinação, em comunidades de João Pessoa é o propósito da ação de "Jovens Repórteres", realizada pelo projeto "Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais (PRCV) em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) da Paraíba.

A proposta da ação é capacitar 30 jovens, com idade entre 15 e 29 anos, representando 9 favelas de João Pessoa, para que, utilizando técnicas de produção de conteúdo, os selecionados possam utilizar como campo de atuação os diversos serviços de saúde para busca de informações e difusão na localidade onde residem, ressaltando, principalmente, a importância da vacinação para o resgate dos altos índices de cobertura vacinal e, dessa maneira, colaborar com a prevenção de doenças.

A primeira etapa da ação ocorreu entre os dias 11 e 14 de fevereiro, quando os jovens estiveram reunidos na Escola Quilombola Antônio Socorro Silva Machado e na Associação Comunitária Agrícola do Muçumagro, no bairro Paratibe, para realização da primeira oficina e, assim, receberem capacitação técnica e teórica sobre produção audiovisual, desinformação e comunicação. A capacitação contou com o suporte de profissionais do Canal Saúde, canal de televisão criado e gerido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Mesmo com o término das atividades presenciais, os participantes continuam sendo monitorados pelo Canal Saúde de forma remota, atuando de acordo com as necessidades identificadas no processo de formação.

Entre as atividades já desenvolvidas, os participantes visitaram a central municipal de imunobiológicos, conhecendo toda a logística de distribuição e a rede de frio de João Pessoa. Além disso, através das redes sociais, começaram a produzir materiais e divulgar informações sobre diversos assuntos relacionados à imunização, tais como: a falta de percepção de risco no retorno de doenças, campanhas locais, motivos para vacinação, entre outras. Essa prática é fundamental para que os jovens as técnicas aprendidas em sala de aula e aperfeiçoem cada vez mais a qualidade do material divulgado junto suas redes.

Sobre o PRCV
O projeto "Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais" (PRCV) é uma iniciativa do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) em parceria com o Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis (onde está o Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde, e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Desde setembro de 2021, o PRCV vem atuando nos estados do Amapá e da Paraíba, tendo contribuído para que estes estados fossem os primeiros da federação a alcançar a meta de 95% de crianças vacinadas na Campanha Nacional contra a Poliomielite. O grande diferencial do PRCV é a construção de um Pacto Social pela Vacinação, tendo como protagonistas os estados e municípios, e contando com a mobilização de redes locais de apoio compostas pelo poder público, Universidades, movimentos sociais e organizações representantes da sociedade civil.

Para mais informações, conheça o site do projeto através do endereço: www.prcv.org.br.


Jornalista: Thais Christ com informações do Projeto pela Reconquista das Altas Cobertiras Vacinais - PRCV
Imagem: Divulgação PRCV

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.