PEQ dia mundial luta contra aids 2022No dia 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em Bio-Manguinhos/Fiocruz, a luta contra a doença é diária. O Instituto apoia o Ministério da Saúde por meio do fornecimento de produtos para triagem molecular ou sorológica capazes de detectar a presença do vírus HIV ou dos anticorpos em diferentes fases da infecção.

Atualmente, Bio colabora com a ampliação da segurança transfusional fornecendo o kit NAT HIV/HCV/HBV, utilizado nos bancos de sangue públicos de todo país. Simultaneamente, a nova geração NAT Plus está sendo implantada com diversos benefícios e avanços tecnológicos, como a incorporação de um quarto alvo: malária. Até o final de 2022, a nova geração NAT Plus será implantada em quatro hemocentros e estará rodando em todos os hemocentros até o final de 2023.

Na linha dos testes rápidos, visando ampliar a capacidade de testagem e o acesso da população, Bio possui demanda acordada com o Ministério da Saúde para fornecimento do Imunoblot Rápido DPP HIV 1/2 e DPP HIV 1/2 SSP. O Autoteste HIV 1/2 está em negociação para fornecimento no próximo ano.

Apesar do avanço dos medicamentos, a prevenção ainda é o melhor remédio. Faça o teste regularmente e previna-se usando preservativos.

Veja o portfólio completo de kits para diagnóstico de Bio-Manguinhos aqui.

Jornalista: Gabriella Ponte
Imagem: Ascom - Bio-Manguinhos

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.