PEQ premiao vacinasO livro Vacinas é um dos vencedores do 8º Prêmio Abeu, promovido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). A obra conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências da Vida, que contempla as publicações das áreas das ciências da saúde e biológicas. O resultado da premiação foi divulgado no dia 18 de novembro, durante a cerimônia realizada no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo.

Publicado pela Editora Fiocruz, o livro Vacinas tem como autores o assessor científico sênior de Bio-Manguinhos, Akira Homma, e três pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz): a chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do IOC, Elba Lemos, e os pós-doutorandos, Jorlan Fernandes e Natália Maria Lanzarini.

Lançado em junho de 2021, o livro apresenta informações que se tornaram ainda mais relevantes em meio à pandemia de Covid-19 e à proliferação de notícias falsas sobre as vacinas. Com linguagem acessível, a publicação aborda conceitos fundamentais para compreender o papel dos imunizantes na prevenção de doenças infecciosas.

Dividida em seis capítulos, a obra esclarece o que são as vacinas, apresenta a história dos imunizantes e do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil e discute os motivos para a vacinação, além dos desafios atuais e perspectivas para o futuro. O livro integra a coleção Temas em Saúde, da Editora Fiocruz.

Criado em 2015, o Prêmio Abeu busca destacar, anualmente, as melhores publicações de editoras universitárias. Além do livro Vacinas, outras duas publicações da Editora Fiocruz foram reconhecidas nesta edição.

Na categoria Ciências da Vida, a publicação Covid-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde, de Carlos Machado de Freitas, Christovam Barcellos e Daniel Antunes Maciel Villela, ficou com o terceiro lugar.

Já na categoria Ciências Naturais e Matemáticas, a obra Introdução à Inferência Causal em Epidemiologia: uma abordagem gráfica e contrafatual, de Antônio Augusto Moura da Silva, conquistou a terceira colocação.

 

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias, com adaptações
Imagem: Montagem

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.