A meningite é uma doença grave que pode ser evitada com a vacinação. O imunizante conhecido como Meningo C é aplicado com injeção, entre os 3 e 5 meses de vida e previne doenças causadas pelo meningococo C. O imunizante evita a meningite e a meningococcemia, uma infecção generalizada e grave.

As vacinas possuem importante papel, diminuindo os riscos de doenças e possibilitando o crescimento saudável. Com a Caderneta da Criança, o Ministério da Saúde disponibiliza informações sobre as vacinas aplicadas em cada etapa da vida. Todos os imunizantes indicados na caderneta são oferecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação de todas as crianças menores de cinco anos de acordo com o calendário nacional para a garantia da saúde e prevenção de inúmeras doenças.

As vacinas recomendadas no calendário básico de vacinação infantil são: BCG, hepatite B, penta, pólio inativada, pólio oral, rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetra viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela), Hepatite A, varicela, DTP e influenza, essa última ofertada durante a campanha anual.

 

Jornalista: Tiago Souza, Ministério da Saúde
Imagem: 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.