A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou novo vídeo de sua série "Science in 5", em que explica temas científicos em cerca de cinco minutos, no qual a líder técnica sobre ,COVID-19 da instituição, a epidemiologista Maria Van Kerkhove, responde a perguntas encaminhadas pelo público através da oficial de Informação Pública e Advocacy do organismo, Vismita Gupta-Smith. Otema, a variante Delta do SARS-CoV-2, originada na Índia e que causa preocupação em todo o plantea.

De acordo com Maria Van Kerkhove, "a variante Delta é uma variante da preocupação que a OMS está rastreando e monitorando em todo o mundo. É uma variante de preocupação porque sabemos que aumenta a transmissibilidade. Isso foi demonstrado por vários países. E sabemos que, onde a variante Delta é identificada, ela realmente decola e se espalha entre as pessoas de forma mais eficiente até mesmo que a variante Alfa".

Segundo a epidemiologista, na data de veículação do vídeo, a variante Delta já havia sido relatada em 96 países e "espera-se que ela continue a se espalhar".

"Existem vários fatores que estão contribuindo para o aumento da transmissão em todo o mundo. A primeira são essas variantes de preocupação, incluindo a Delta. O segundo fator é o aumento das relações e mobilidade sociais, elevando o número de contatos que cada indivíduo infectado passa a ter. O terceiro fator é o relaxamento ou o uso inadequado de medidas não-farmacológicas de proteção ao vírus. E o quarto fator é a distribuição desigual e desigual das vacinas", atesta Van Kerkhove.

Segundo ela, "muitas pessoas em todo o mundo ainda não foram vacinadas ou ainda não receberam o esquema completo de vacinação. E assim, as pessoas permanecem suscetíveis à infecção e podem permanecer suscetíveis à forma grave da doença, ou vir a óbito. Por isso que continuamos a recomendar uma abordagem abrangente, de se usar todas as ferramentas que temos à nossa disposição, para evitar a infecção. E, caso estejamos infectados, evitar que passemos o vírus para outras pessoas", recomendou.

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Kjpargeter, Freepik.

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.