covax 2 bilhoes doses vacinaEm comunicado público assinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Aliança Global de Vacinas (Gavi) e Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi), é feito apelo para que a iniciativa Covax Facility receba recursos para que possa produzir e entregar dois bilhões de doses de vacinas contra a COVID-19 ainda este ano.

No documento, os autores (Tedros Adhanom - OMS / Henrietta Fore - Unicef / Seth Berkley - Gavi / Richard Hatchett - Cepi) afirmam que "países que estão com seus programas de vacinação avançados observam a redução dos casos da COVID-19, a queda das hospitalizações e os primeiros sinais de retomada de algum tipo de normalidade. Entretanto, o quadro global é muito preocupante".

De acordo com eles, em nenhum momento da pandemia se observou a necessidade "aguda" de encarar os desafios futuros. "Vemos os efeitos traumáticos da COVID-19 no sul da Ásia, que afetou gravemente o suprimento global de vacinas", afirmam.

"Devemos nos concentrar em garantir que os países que não se beneficiaram desta ferramenta (vacinas) o façam agora e com urgência", indicam.

“Como mecanismo global para acesso equitativo às vacinas COVID-19, a Covax provou que funciona. Projetada e implementada em meio a uma crise de saúde pública global sem precedentes, ela distribuiu mais de 70 milhões de doses para 126 países desde fevereiro - de ilhas remotas a zonas de conflito armado - gerenciando a maior e mais complexa distribuição de vacinas da História”, atestam, antes de complementar que “no entanto, o terrível quadro na Índia tem forte impacto no fornecimento da Covax neste segundo trimestre, a ponto de, no final de junho, enfrentarmos um déficit de 190 milhões de doses”.

O comunicado informa que milhões de dólares e doses foram comprometidos com a Covax e que na Assembleia Mundial da Saúde governos se uniram em reconhecer a urgência política e financeira de apoiar a iniciativa. “Se os líderes mundiais se unirem, os objetivos originais da Covax - entrega de 2 bilhões de doses de vacinas em 2021 e 1,8 bilhão de doses para 92 países de baixa renda até o início de 2022 ainda estão ao nosso alcance”.

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.