A Organização Mundial da Saúde (OMS) reuniu 11 personalidades dos temas Economia, Saúde e Desenvolvimento como os primeiros integrantes de seu novo “Conselho da OMS sobre Economia da Saúde para Todos”.

O novo órgão tem o propósito de fornecer aconselhamento independente ao diretor-geral da Organização sobre como abordar a saúde de forma relacionada aos desafios econômicos e o mapeamento de rotas a seguir em apoio às comunidades e países “na construção de sociedades saudáveis”.

“O comitê fornecerá recomendações para uma nova abordagem para moldar a economia que apoie a saúde de todos como meta geral, incluindo sistemas de saúde mais equitativos e eficazes”, afirmou a OMS em comunicado.

“Estou muito satisfeito com o fato de a OMS reunir este grupo talentoso e motivado de especialistas globais, presidido pela ilustre economista Mariana Mazzucato”, afirmou o diretor-gral da OMS, Tedros Adhanom.

Patrono do Conselho, o primeiro-ministro da Finlândia, H.E. Sanna Marin, afirmou que o grupo “fornecerá forte apoio à OMS e aos países na abordagem das questões que interconectam saúde pública e economia”.

Além de Mariana Mazzucato, os demais 10 membros do recém-criado Conselho são as professoras Senait Fisseha, Jayati Ghosh, Stephanie Kelton e Ilona Kickbusch, além de Vanessa Huang, Linah Kelebogile Mohohlo, Zélia Maria Profeta da Luz, Kate Raworth e Dame Marilyn Waring.

“A pandemia da COVID-19 jogou luz na grande falta de capacidade e alinhamento entre setores essenciais da sociedade, em como eles respondem aos desafios interligados de saúde e economia, que as pessoas enfrentam em suas vidas diárias”, afirmou a presidente do Conselho, Mariana Mazzucato, professors de Economia da Inovação e Valor Público e diretora do Instituto de Inovação e Propósito Público da University College, de Londres.

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Education_free, Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.