webinario vacina covid 19A produção e o controle de qualidade da vacina COVID-19 foram os temas abordados na última edição do webinário Gestão do Conhecimento, realizado no dia 15 de abril, em parceria com a PUC-Campinas. Bio-Manguinhos foi representado pela colaboradora Priscila Ramos Coimbra Martins, líder da Frente de Transferência Analítica de Tecnologia do projeto BioCOVID, que tem como objetivo viabilizar a produção da vacina COVID-19 Fiocruz.

Em sua apresentação, Priscila abordou as etapas de trabalho que levaram o Instituto à produção da vacina COVID-19 (recombinante), desenvolvida pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca.

"A transferência de tecnologia é uma boa saída para atendimento rápido à população. Esse é um dos grandes benefícios e na pandemia a gente pôde perceber isso”, pontuou Priscila, destacando a velocidade com que a ciência se desenvolveu para, em menos de um ano após o anúncio da pandemia pela OMS, já termos vacinas que combatem a COVID-19 sendo aplicadas na população mundial.

No evento, ela pontuou que, a partir do segundo semestre, Bio-Manguinhos, que atualmente faz o processamento final da vacina com o IFA importado, irá, através da Transferência de Tecnologia, produzir o Ingrediente Farmacêutico Ativo que será usado na produção da vacina 100% nacionalizada. Ela também explicou, de forma detalhada, o processo de produção da vacina com a plataforma de vetor viral não-replicante e os testes de controle de qualidade envolvidos nas etapas.

Para a diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da PUC-Campinas, Juliana Signori Baracat Zeferino, a apresentação mostrou a importância dos prazos do processo produtivo da vacina, com destaque para os testes que são realizados pelo Controle de Qualidade.

“Os prazos existem por causa dessa complexidade imensa de processos que são necessários antes que um produto chegue na ponta. Existe a necessidade dessa cadeia de procedimentos, equipamentos, de pessoal e de tudo mais para fazer esses testes e poder oferecer um produto de alta qualidade para os brasileiros”, avaliou.

Também participaram do evento os professores da PUC-Campinas Kristiane Cêra Carvalho, Fabio Rodrigo Fachini e José Gonzaga Teixeira de Camargo. A íntegra do evento por ser acessada neste link.

 

Jornalista: Fernanda Alves. Imagem: User6724086 e Rawpixel.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.