estudos clinico coronavirus recrutamento encerradoFoi finalizado o recrutamento do estudo clínico “Imunidade celular e marcadores imunogenéticos no espectro clínico da infecção pelo Sars-CoV-2”, conduzido pela Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos em parceria com o Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Participam do projeto os laboratórios de Tecnologia Imunológica e de Tecnologia Virológica de Bio-Manguinhos.

O projeto tem o objetivo de determinar perfis de resposta imune celular de pacientes com COVID-19, avaliando a correlação destes com a gravidade da doença, título de anticorpos, carga viral, além de outros parâmetros laboratoriais. Será formada uma coorte de 73 participantes, com quadros leves e graves, que serão acompanhados por um período de até 60 dias.

Os resultados serão úteis para melhor compreender a evolução da doença, podendo contribuir para o desenvolvimento de vacinas e tratamentos farmacológicos, identificar possíveis marcadores precoces de gravidade da doença e genes que possam estar envolvidos em quadros mais graves, além de avaliar células de memória que podem auxiliar na compreensão da imunidade e sua duração.

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: rodrigo Pereira. Imagem: Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.