A 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece ao longo desta semana (19 a 23), com participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e de suas unidades, como Bio-Manguinhos. A programação este ano é totalmente online, produzida em parceria com as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), da Bahia (UFBA) e Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Seguindo o tema "Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira", a programação apresenta parte do trabalho desenvolvido por pesquisadores das quatro instituições. Estão sendo preparadas atividades ao vivo e gravadas, que vão de entrevistas, rodas de conversas e painéis temáticos a minicursos, jogos, tours virtuais e performances artísticas.

Para esta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Bio-Manguinhos preparou três atividades. Haverá um Encontro do Conhecimento sobre robótica, através de uma Live com o professor José Walter Farias, colaborador do Instituto à frente dos projetos pedagógicos sociais do Somar-Responsabilidade Socioambiental. Neste encontro, serão debatidos os conceitos de física do cotidiano e a importância dessa ciência na construção de máquinas e instrumentos com as mais variadas funções.

O evento também marca o lançamento do vídeo Tour Virtual 360 graus – Planta Piloto/Centro Henrique Penna, com fotografias do prédio que poderão serão visualizadas e rotacionadas em 360 graus, e da animação sobre o processo de produção de uma vacina até chegar aos postos de saúde (a première será na sexta-feira, 23 de outubro).

Para não perder esta e outras atividades da 17ª SNCT, inscreva-se aqui.

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Divulgação.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.