O vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinhos, Sotiris Missailidis, participou, no último dia 5 de agosto, do primeiro webinário da série DWIH São Paulo Online Talks: Sobrevivendo, Vivendo e Moldando o Futuro na Época da COVID-19. Organizado pelo Centro Alemão de Pesquisa e Inovação em São Paulo (DWIH São Paulo), o evento discutiu o quadro global na corrida por vacinas e tratamentos médicos contra a COVID-19.

Com transmissão simultânea para Brasil e Alemanha, além de Sotiris, o webinário contou com a presença do professor Stephan Ludwig, diretor do Instituto de Virologia Molecular da Universidade de Münster, e moderação de Marcos Buckeridge, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Os três conversaram sobre o que tem sido descoberto até então sobre a dinâmica do novo coronavírus, tratamentos que têm demostrado eficácia e progressos no desenvolvimento de medicamentos e vacinas contra a COVID-19.

O professor Stephan apresentou algumas das descobertas e resultados que têm sido observados no tratamento de pacientes com COVID-19 na Alemanha, como medicamentos que têm obtido boas respostas dependendo do estágio da infecção pelo coronavírus em que começam a ser administrados, além de falar um pouco sobre os estudos que têm sido realizados na Universidade de Münster com estes pacientes para o desenvolvimento de um medicamento específico.

Já Sotiris falou sobre o papel de Bio-Manguinhos no combate brasileiro à pandemia desde seu início, com o desenvolvimento, a fabricação e o processamento de kits diagnósticos para a COVID-19. Ele apresentou também o trabalho de monitoramento dos projetos internacionais de desenvolvimento de vacinas realizado pelo GT de Prospecção de Bio-Manguinhos e que levou o Ministério da Saúde a optar pela vacina de Oxford para produção nacional. Ele também apresentou as iniciativas internas para o desenvolvimento nacional de uma vacina para COVID-19, usando a plataforma de peptídeos sintéticos em nanopartículas (vacina sintética) e da plataforma de expressão de proteínas recombinantes (vacina de subunidade).

O DWIH São Paulo Online Talks é uma série de webinários organizada e divulgada pelo Centro Alemão de Pesquisa e Inovação em São Paulo (DWIH São Paulo). O projeto contará com duas séries de três encontros, cada um representando um dos temas, sobreviver, viver e se formar, com especialistas de diferentes áreas. Você pode assistir o webinário com a participação de Sotiris Missailidis (em inglês) clicando aqui.

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Thais Christ. Imagem: Iuriimotov, Freepik

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.