img carol castro meu heroi voce youtubeA atriz Carol Castro interpretou a história Meu herói é você, em sua casa, em videobook que através de uma linguagem acessível ensina às crianças sobre a COVID-19 e como lidar com a mudança de rotina trazida pela pandemia.

O material é resultado de parceria entre a Rede Internacional de Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergência Humanitárias (MHPSS.net) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil.

A história tem 18 minutos e é recheada de aventuras e conhecimento. Carol Castro interpretou personagens diversos, como Ário – uma criatura fantástica – e a menina Sara, que viajam juntos pelo mundo em busca de respostas sobre a COVID-19.

Com a narrativa, as crianças recebem informações de forma lúdica sobre como se proteger e proteger quem as cerca do Sars-CoV-2, e também como lidar com emoções difíceis quando se enfrenta uma alteração tão brusca de rotina.

Adaptação de livro

O videobook Meu herói é você é você é uma adaptação do livro My hero is you, voltado às crianças entre 6 e 11 anos de idade. Traduzido para mais de 100 idiomas, o livro é resultado de projeto do Comitê Permanente Interagências (IASC) para a Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências Humanitárias, rede que reúne cerca de 50 organizações internacionais que trabalham em crises humanitárias, incluindo Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e Médicos Sem Fronteiras.

Mais de 1,7 mil crianças, pais, cuidadores e profissionais da educação em todo o mundo compartilharam informações sobre como estavam lidando com a pandemia da COVID-19 nos estágios iniciais de produção da obra, colaborando no trabalho da roteirista e ilustradora Helen Patuck e a equipe do projeto.

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Paho TV/YouTube

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.