Bio-Manguinhos, em colaboração com a empresa Diklatex e o Senai-Cetiqt, está participando de projeto para produção de materiais hospitalares têxteis que possam ser usados como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) com atividade antiviral.

O projeto visa contribuir para o reforço da proteção dos profissionais de saúde do Brasil, bem como da população no combate à COVID-19. O material em avaliação faz parte daquilo que pode ser chamado de “tecidos inteligentes”.

Eles não atuam apenas como uma barreira física, impedindo ou minimizando o contato com o vírus; mais que isso, são formulados para ter um mecanismo de atuação rápida e eficaz na inativação viral. Além disso, podem ser reutilizados após a sua higienização por processos de lavagens.

Em Bio-Manguinhos, as atividades de avaliação do material estão sendo conduzidas no Laboratório de Tecnologia Virológica (Latev), cujos profissionais estão testando experimentalmente a ação antiviral do tecido, que é produzido pela Dicklatex. Segundo a chefe do laboratório, Sheila Maria Barbosa de Lima, os estudos foram iniciados usando como modelo outros vírus de transmissão respiratória, como os de sarampo e caxumba, agentes biológicos que podem ser manipulados em laboratório com Nível de Biossegurança 2 (NB-2) e que possuem modo de transmissão semelhantes ao Sars-CoV-2.

A equipe das Pesquisadoras Adriana Azevedo e Waleska Schwarcz esta conduzido os ensaios; e declaram que "resultados preliminares demonstraram que amostras de tecidos formulados pela Diklatex foram capazes de inativar 99% das partículas virais (sarampo ou caxumba), nos ensaios in vitro".

Os tecidos com maior ação antiviral serão selecionados para a próxima etapa do estudo que irá avaliar a eficiência antiviral dos têxteis contra o Sars-CoV-2 em laboratórios com Nível de Biossegurança 3 (NB-3).

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Yusufsangdes

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.