Você sabe a diferença entre vacinação de campanha e de rotina? A vacinação de rotina é a que segue o calendário recomendado pelo Ministério da Saúde para que o paciente seja imunizado nas idades recomendadas. Já as campanhas de vacinação como, por exemplo, a campanha contra a poliomielite e a campanha do idoso (contra a gripe), acontecem todo ano.

Além de serem vacinadas nas idades recomendadas pelo calendário do Ministério da Saúde, as pessoas também devem receber as vacinas oferecidas nas campanhas de vacinação. Ou seja, uma não exclui a outra. No Brasil, os calendários oficiais são definidos pelos órgãos governamentais, como Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde. Entidades de classe como a Sociedade Brasileira de Pediatria também propõe calendários de imunização.

É importante destacar que existem vários calendários de vacinação, que podem variar de região para outra, e são atualizados periodicamente.

Para a elaboração dos calendários de vacinação, são levados em conta:

- A importância da doença a ser prevenida;

- A disponibilidade de uma vacina segura e eficaz;

- O melhor esquema para a obtenção de resposta imune adequada;

- Os recursos disponíveis;

- A viabilidade do esquema;

- O número de aplicações.

 

Leia também

Confira o Calendário de Vacinação.

Leia a Cartilha de Vacinação do Ministério da Saúde

Veja outros calendários de vacinação no site da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)

 

Jornalista: Carolina Landi, com informações da Sociedade Brasileira de Imunizações

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.