mapa brasil boletim epidemiologico noticiaO Ministério da Saúde lançou Boletim Epidemiológico reunindo análises sobre as principais doenças que atingiram o Brasil ao longo dos últimos 16 anos. O material está disponível para download gratuito.

A publicação desta edição especial marca a adoção de um novo modelo de divulgação feita pela Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério para as doenças em saúde pública.

A partir desta quarta-feira 02 de outubro, em cronograma semanal, a pasta passará a divulgar boletim multitemático unificado, que abordará dados e análises de diferentes doenças, a partir de seus respectivos cronogramas de atualizações. Segundo o Ministério, o novo modelo “segue experiências mundiais”.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, destacou o aspecto informativo da publicação. “Estamos completando 16 anos da nova estrutura da vigilância em saúde no Brasil, que tem a informação como principal produto.

A edição especial do boletim epidemiológico vem para marcar essa data e é uma fonte oficial e transparente de informação, que mostra a evolução histórica de 39 doenças e 16 agravos e eventos em saúde pública. Trata-se de uma divulgação proativa de informação de interesse público, e uma forma diferenciada de olhar para o passado para qualificar o futuro”, comentou.

Esta edição especial permite o acesso facilitado ao cenário de diferentes doenças nas 27 unidades da Federação, o que colabora com a formulação de políticas públicas regionalizadas.

A edição aborda 55 assuntos que fazem parte da rotina da vigilância, que se dividem em 39 doenças e 16 agravos e eventos em saúde pública. São divulgadas, no material, informações sobre:

- Doenças Transmissíveis com Potencial Epidêmico

- Doenças Transmissíveis com Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis

- Doenças Crônicas não Transmissíveis e Violências

- Perfil de Nascimentos e Mortalidade

- Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador

- Gestão de Emergências em Saúde Pública

- Processos Estruturantes da Vigilância em Saúde

- Instituto Evandro Chagas

 

Leia também:

Boletim Epidemiológico ‘Vigilância em Saúde no Brasil 2003|2019’

 

Jornalista: Paulo Schueler, com informações do Ministério da Saúde

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.