nature-100x100A Nature Biotechnology acabou de publicar o artigo “Access to new technologies in multipatented vaccines: challenges for Brazil”, resultado de uma pesquisa de âmbito nacional coordenada por Cristina Possas, consultora sênior de Bio-Manguinhos e membro do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas do INI.

O estudo fez uma análise das patentes de vacinas depositadas no país, no período 2000 a 2013, por residentes e não residentes, e contou com a participação de Adelaide Antunes (UFRJ e INPI), Flávia Lins Mendes e Suzanne Schumacher (UFRJ) e de Reinaldo Menezes e Akira Homma (Bio-Manguinhos). A Nature Biotechnology tem um fator de impacto de 39,1, o maior entre as revistas da área.

“Foi feita uma análise do surgimento de novas vacinas contra doenças infecciosas e parasitárias como produtos complexos e multipatenteados, o que suscita uma ampla gama de questões na área de política de inovação, propriedade intelectual e das condições de acesso a tecnologias cruciais para cientistas e produtores nos países em desenvolvimento”, explica Cristina, primeira autora do artigo.

 Confira o texto na íntegra clicando aqui.

 

 

 Fonte: Juana Portugal - Ascom/ INI 

Imagem: Nature / Divulgação 

  

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2