conquistas inovacao interna

Em Bio-Manguinhos, o Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação norteia ações e programas voltados à criação de uma cultura inovadora. O Instituto está alinhado ao Programa Fiocruz de Fomento à Inovação – “Inova Fiocruz”, criado pela Presidência da Fundação por meio das Vice-presidências de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) e de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB).

Com o objetivo incentivar a transferência para a sociedade do conhecimento gerado em todas as áreas de atuação da Fundação Oswaldo Cruz, o Programa conta com financiamento do Fundo de Inovação da Fiocruz e do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE).

O Inova Fiocruz contempla três principais eixos:

Ideias Inovadoras: Visa estimular a criatividade e a originalidade científico-tecnológica e fomentar o desenvolvimento de novas soluções para favorecer a inovação em saúde.

Geração de Conhecimento: Busca apoiar projetos de pesquisa que possam contribuir de forma decisiva para a compreensão de questões críticas e relevantes, priorizando lacunas de conhecimento que representam entraves importantes para a Saúde Pública, além de estimular novos talentos de forma a ampliar as competências científicas e tecnológicas em áreas estratégicas da Fiocruz.

Produtos Inovadores: Tem como principal objetivo fomentar projetos que se encontram em estágio avançado de desenvolvimento, com possibilidades concretas de geração de produtos para a sociedade, em todas as áreas de atuação da Fiocruz.

Em Bio-Manguinhos, foi criado o InovaBio, programa de apoio à pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação em produtos (novos alvos e/ou aplicações), processos, metodologias analíticas e/ou alternativas ao uso de animais de laboratórios, insumos biotecnológicos e competências em plataformas tecnológicas, de acordo com a estratégia de Bio-Manguinhos.

O objetivo do InovaBio é selecionar propostas para apoio financeiro a projetos inovadores que representem potencial aplicação no desenvolvimento tecnológico de produtos (novos alvos e/ou aplicações), processos, novas metodologias analíticas e/ou alternativas ao uso de animais de laboratórios, novos insumos biotecnológicos e desenvolvimento de competências em plataformas tecnológicas de interesse de Bio-Manguinhos, contribuindo assim de modo efetivo para a ampliação da carteira de projetos de novos produtos, o desenvolvimento de novos processos tecnológicos e a geração de conhecimento científico e tecnológico para alavancar o processo de inovação em Bio-Manguinhos.

São 4 os eixos temáticos:

Eixo Temático I - Novos alvos e/ou aplicações (vacinas, reativos para diagnóstico, biofármacos).

Eixo Temático II - Plataformas tecnológicas aplicadas a processos biológicos.

Eixo Temático III - Novos insumos biotecnológicos.

Eixo Temático IV - Novas metodologias analíticas e/ou alternativas ao uso de animais de laboratórios.