Além do aprendizado, o 1º Curso Internacional de Diagnóstico Sorológico e Molecular da Leptospirose, propiciou a integração e a troca de experiências entre os participantes de 13 países da América Latina e América Central. O evento, promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC), com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde e do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), aconteceu de 23 a 27 de novembro na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A abertura do curso, no auditório de Bio-Manguinhos, foi feita pela diretora do IOC, Tânia de Araújo Jorge; a vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referências, Claude Pirmez; Rosa Alba Salas, do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (PANAFTOSA-OPAS/OMS); Maria de Lourdes N. Simões Arsky, da Secretaria de Vigilância em Saúde (MS); a pesquisadora do IOC Martha Maria Pereira; e o vice-diretor interino de Desenvolvimento, Marcos da Silva Freire.

Marta Pereira, que é também diretora do Centro Colaborador da OMS para Leptospirose, coordenou o evento com Gerson da Silva de Lima, do Departamento de Reativos para Diagnóstico da unidade. Para ela, o curso é um marco importante no intercâmbio técnico-científico internacional para a construção da capacidade para desenvolvimento, pesquisa, tecnologia e inovação.

Os alunos – responsáveis por laboratórios de referência nacionais na Argentina, Colômbia, Cuba, Costa Rica, Equador, Guatemala, Hunduras, México, Panamá Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela – assistiram palestras e tiveram aulas práticas em laboratórios da Fundação. “Nestes espaços, eles aprenderam técnicas de diagnóstico de leptospirose, PCR (polymerase chain reaction - reação em cadeia da polimerase), isolamento e cultivo de bactérias”, diz Gerson.

A ideia de montar o curso surgiu após a realização do Encontro de Lideranças para Situações Emergenciais de Leptospirose, que aconteceu em 2008 no IOC. Nesse momento, o objetivo foi unir profissionais e forças para propor estratégias e soluções para prevenção e controle da doença.


Jornalista: Elis Galvão

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2