competencias interna

Bio-Manguinhos contribui para a formação brasileira de competências e de profissionais especializados no segmento da biotecnologia farmacêutica através de cursos, seminários e outras iniciativas acadêmicas, sozinho e também em parceria com outras institutições.

São 2 os principais destaques:

- Mestrado Profissional em Tecnologia de Imunobiológicos (MPTI), que visa à formação de profissionais qualificados para desenvolver novas tecnologias e aperfeiçoar processos de produção de imunobiológicos. Capacitar gestores voltados para a otimização dos processos produtivos, o controle e garantia da qualidade, a redução de custos e a implantação de processos de melhoria contínua. A formação é direcionada para que o mestrando adquira conhecimentos de diversas áreas e tenha uma visão multidisciplinar.

Composto por aulas teóricas, práticas, trabalhos de pesquisa e seminários, o principal objetivo do MPTI é a integração da teoria com a prática, repensando técnicas e processos para conduzir os discentes à análise, ao planejamento e à implantação de novos produtos e soluções.

Suas linhas de pesquisa são “Controle de Processos e Qualidade”; “Desenvolvimento Tecnológico de Produtos e Processos”; “Gestão”.

- Curso Técnico em Biotecnologia, em parceria com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, que visa a formação de Técnicos em Biotecnologia que compreendam os fundamentos científicos e tecnológicos aplicados nos processos de trabalho em biotecnologia, mas que tenham uma visão crítica e abrangente da Saúde Pública, das relações sociais do trabalho e da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.

São disciplinas “Técnicas Básicas em Laboratórios”; “Biossegurança”; “Fundamentos de Química Analítica”; “Biomodelos”; “Bioestatística”; “Morfologia”; “Imunologia”; “Microbiologia”; “Bioquímica”; “Cultura de Células”; “Biologia Molecular”; “Biotecnologia Vegetal”; “Bioética”; “Conceitos Básicos em Pesquisa Clínica na Biotecnologia”; “Fundamentos de Bioinformática”; “Aplicações com células-tronco”; “Princípios em Nanotecnologia”; “Sistemas de Gestão da Qualidade”; “Tecnologias para Vacinas e Adjuvantes”; “Tecnologias para Biofármacos”; “Tecnologias para Diagnóstico em Saúde”; “Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual”; “Deontologia”; e “Estágio Curricular Obrigatório”.

Através de parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Bio-Manguinhos colaborou para o estabelecimento e disponibilização de docentes para a disciplina eletiva Introdução à Pesquisa Clínica aos alunos de graduação em Medicina daquela universidade.

Outras iniciativas são a realização dos Seminários Anuais Científicos e Tecnológicos de Bio-Manguinhos, gratuitos e abertos ao público, além da sistemática realizações dos Encontros do Conhecimento, sobre temas de fronteira na indústria biofarmacêutica.