A Fiocruz passa por um momento muito propício, com o lançamento da sua Política de Inovação, incluindo diretrizes e ferramentas necessárias para acelerar o desenvolvimento tecnológico e se posicionando como protagonista no cenário de inovação em saúde no Brasil.
Nesse sentido, o Innovation Hub se apresenta como o espaço adequado para estimular esse desenvolvimento na área de Biotecnologia.
O Innovation Hub é um espaço do IV International Symposium on Immunobiologicals, destinado aos interessados em acelerar a inovação em produtos e serviços de Biotecnologia. Ao reunir cientistas, investidores, executivos, empreendedores, comunidade e diversos líderes da área da saúde e inovação do Brasil, o evento pretende criar um ambiente propício a parcerias, colaborações e investimentos, tendo a Fiocruz e Bio-Manguinhos, sua unidade de desenvolvimento e produção de imunobiológicos, como fortes incentivadores desse movimento.
O Innovation Hub acontece como uma atividade paralela ao IV ISI, no Observatório do Amanhã, uma sala anexa ao auditório e ao foyer, com acesso livre a todos os participantes do simpósio, sujeito à lotação da sala.
A programação do Innovation Hub conta com quatro módulos abertos ao público:
• Showcasing Innovation Assets of Fiocruz and Bio-Manguinhos - From Discovery to Clinical
• Batalha de Pitchs
• Building Trust by investments
• Bio-Business Connections: building the bridge from lab to market
O acesso às sessões do Innovation Hub será aberto a todos os participantes do IV ISI, de acordo com a lotação da sala.
Venha fazer parte deste movimento de fortalecimento do setor!
Uma rede voltada aos novos negócios, crescimento conjunto, boas parcerias e bons encontros!
Obs: Na mesma sala do Innovation Hub, o Observatório do Amanhã, acontecerão também reuniões fechadas da organização do evento e os simpósios satélites patrocinados por empresas (caso tenha interesse em adquirir um espaço, entre em contato com Glaucia Neves (
1. Showcasing Innovation Assets of Fiocruz and Bio-Manguinhos - From Discovery to Market
Responsáveis: Hugo Defendi e Vivian Ribeiro (e-mail:
Apresentação
Na Fundação Oswaldo Cruz são conduzidos mais de mil projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que produzem conhecimentos para o controle de doenças como aids, malária, doença de Chagas, tuberculose, hanseníase, sarampo, rubéola, esquistossomose, meningites e hepatites, além de outros temas ligados a doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, doenças inflamatórias entre outras.
Além da geração de conhecimento, a Fiocruz atua no desenvolvimento de produtos e processos com aplicação potencial no SUS, como: novas vacinas, medicamentos de base sintética e biotecnológica, métodos de diagnóstico, entre outros, aumentando o número de patentes brasileiras e aprimorando o sistema de saúde nacional.
Estas atividades estão entre as mais relevantes no contexto atual de políticas públicas de ciência e tecnologia em saúde do governo federal, de modo especial, voltadas à inovação do complexo produtivo da saúde.
Com o objetivo de apresentar os ativos da Fiocruz e de Bio-Manguinhos, sua Instituição Tecnico-científica responsável pela Pesquisa, Desenvolvimento e Produção de insumos de base biotecnológica, esta sessão traz os segmentos de atuação, tecnologias e pipelines de projetos em desenvolvimento, possibilitando a ampliação do conhecimento de parte da sociedade e atores envolvidos no âmbito da cadeia de inovação de insumos estratégicos para a saúde, que potencialmente possam interagir e empreender em parceria com a Fiocruz e Bio-Manguinhos.
Público alvo
Esta sessão destina-se à: Universidades, empresas, start-ups, agências de fomento, pesquisadores, empreendedores, e outros profissionais que queiram conhecer os segmentos de atuação, em termos de doenças alvo e estratégias tecnológicas, adotadas pela Fiocruz e Bio-Manguinhos, através da apresentação dos pipelines de projetos de P&D e plataformas tecnológicas.
2. Pitch Session: Inova Biotec
Responsáveis: Marcia Arissawa, Fernando Porto e Sotiris Missailidis (e-mail:
Apresentação
Como um dos pontos altos da programação IV International Symposium on Immunobiológicos, o Pitch Session: Inova Biotec é o espaço onde as startups e empreendedores terão oportunidade de apresentar suas soluções inovadoras e desenvolvimentos tecnológicos na área de biotecnologia para uma plateia extremamente selecionada, composta por tomadores de decisão da Fiocruz, Bio-Manguinhos e pesquisadores de destaque. Representantes de fundos de Venture Capital, assim como financiadores da inovação no país e no mundo, como BNDES, Faperj, Fundação Bill & Melinda Gates e GHIF também estarão presentes.
O Pitch Session: Inova Biotec é promovido pela Vice-presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) da Fiocruz e por Bio-Manguinhos e integra o Programa Fiocruz de Fomento à Inovação – “INOVA FIOCRUZ”, cujo objetivo geral é incentivar ambientes favoráveis à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde em todas as áreas de atuação da Fundação Oswaldo Cruz.
Serão selecionadas até 24 iniciativas, divididas nas áreas de Vacinas, Biofármacos, Diagnóstico In Vitro e suas respectivas tecnologias de suporte, que terão cinco minutos para apresentar seus pitchs, seguido de cinco minutos para perguntas por membros da Banca de Avaliação de Pitch.
A chamada, com todas as informações sobre o Pitch Session: Inova Biotec, assim como o formulário para submissão de projeto, pode ser acessado abaixo:
- Chamada para a Pitch Session: Inova Biotec
- Formulário para submissão de projeto
Alinhado à política de inovação da Fiocruz, o Pitch Session: Inova Biotec tem o objetivo de fomentar e dar visibilidade às boas iniciativas e reforçar papel do Brasil no ecossistema internacional de inovação em Biotecnologia.
Público alvo
O Pitch Session: Inova Biotec se destina a pesquisadores, empreendedores, empresas, start-ups, e outros profissionais que queiram apresentar suas iniciativas inovadoras de desenvolvimento de produtos e soluções em biotecnologia para a saúde no IV ISI, sendo vetada a participação de servidores ou colaboradores da Fiocruz.
Investidores, empreendedores, pesquisadores e empresas da área interessados em conhecer os projetos inovadores que serão apresentados na sessão são bem-vindos para enriquecer o ambiente e gerar oportunidades.
3. Building Trust by Investments
Responsáveis: Katia Reis, Livia Rubatino de Faria e Ana Paula Cossenza (e-mail: l
Apresentação
O Building Trust by Investments é o espaço para agências de fomento e fundos de investimento apresentarem suas linhas de financiamento disponíveis para o setor de biotecnologia. Desta forma, os representantes da comunidade científica nas áreas de vacinas, biofármacos e kits diagnóstico poderão conhecer novas oportunidades de financiamento para seus projetos.
Pontos que serão abordados nesta sessão:
- Quais os fundos e financiamentos disponíveis?
- Quem pode oferecer financiamento?
- Quem pode receber financiamento?
- O financiamento é reembolsável ou não?
- O que pode ser financiado?
- Compra de equipamentos:
• Prestação de serviços especializados
• Custeio de mão de obra/ treinamento/passagens
• Infraestrutura.
Público alvo
Esta sessão destina-se à: agências de fomento, investidores, empresas, startups, pesquisadores, empreendedores e profissionais interessados em oportunidades de financiamento em P&DI no setor de biotecnologia.
4. BIO-BUSINESS CONNECTIONS: building the bridge from lab to market
Responsáveis: André Luiz Maiocchi, João Miguel Estephanio e Luciana Teixeira Patitucci (e-mail:
Apresentação
Um lugar para networking científico e de negócios, conectando profissionais e organizações dedicados ao crescimento do setor de Biotecnologia no Brasil.
Esta sessão pretende:
(1) encorajar qualquer um que tenha o espírito empreendedor a descobrir novos horizontes no ecossistema biotecnológico brasileiro;
(2) fornecer uma atmosfera revigorante e criativa para o desenvolvimento de uma rede coesa entre cientistas e pessoas de negócios;
(3) oferecer oportunidades para a mostra de projetos e ideias, conectando os expositores à comunidade científica brasileira e à indústria.
Público alvo
Voltada a uma ampla gama de stakeholders do setor de biotecnologia, a sessão busca estimular a interação entre diversas organizações, como instituições acadêmicas, empresas e startups, incluindo profissionais das áreas de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), Produção, Propriedade Intelectual e Jurídico, Investimento e Finanças, além de entidades e agências de estímulo ao empreendedorismo.
Confira a programação completa
Jornalista: Paulo Schueler