SiteP innovationWeekNo palco do Inclusive Talks do Rio Innovation Week 2025 (RIW), um encontro de mulheres mostrou que ciência, inovação e coragem andam juntas. Entre as palestrantes, estava Patricia Alvarez, especialista científica em Diagnóstico Molecular de Bio-Manguinhos/Fiocruz, que emocionou e inspirou a plateia ao compartilhar sua trajetória marcada por curiosidade, superação e impacto direto na saúde pública brasileira.

Patricia participou do painel “Mulheres na Inovação – Foco em Ciência e Startups”, onde destacou seu papel na liderança de projetos estratégicos em biotecnologia, virologia e automação, com ênfase em plataformas de PCR em Tempo Real e digital. Entre suas contribuições, está o kit NAT Plus, tecnologia que faz a triagem de todo o sangue doado no país com altíssima precisão para HIV, HBV, HCV e malária, atendendo demandas do Ministério da Saúde. E, por conta dessa expertise, o Instituto conseguiu desenvolver rapidamente um teste molecular para covid-19 no início da pandemia.

Com a vida organizada como um “projeto científico”, Patricia contou como sempre definiu metas para avançar na carreira e na vida pessoal. Durante a pandemia, enquanto desenvolvia o teste molecular de covid-19 e acompanhava a vigilância epidemiológica da doença no Brasil, enfrentava o desafio de cuidar do filho adolescente em casa. “As cientistas trabalham o dobro para serem reconhecidas e ainda têm uma vida multifacetada. Antes de ser pesquisadora, eu sou uma curiosa. Inovação é transformar, é aperfeiçoar processos, é ter coragem para perguntar o que ninguém pergunta”, afirmou.

A cientista ressaltou que Bio-Manguinhos é um Instituto com forte presença feminina, tanto na diretoria quanto nos departamentos, mas reconheceu que ainda há um caminho para equilibrar a representatividade entre homens e mulheres no ambiente científico. E esse debate é vivo na Fiocruz, que possui uma Política de Equidade Étnico-Racial e de Gênero que visa garantir a igualdade de oportunidades e tratamento para todos, combatendo discriminações e promovendo a diversidade na instituição. Essa política estabelece princípios, diretrizes, normas e responsabilidades para ações internas e externas, buscando a equidade em gênero, sexualidades, raça e etnia em todas as áreas de atuação da Fiocruz. Acesse o documento na íntegra.

Ao lado de Patricia, Lindália Sofia Junqueira, CEO da Hacking.Rio, e Melina Guelman, CEO da Toda Startup, também compartilharam suas experiências no universo da inovação e do empreendedorismo, reforçando a importância de ocupar espaços e criar soluções disruptivas. O painel mostrou que, quando mulheres como Patricia Alvarez lideram na ciência, o impacto vai muito além da tecnologia: ele inspira uma nova geração a acreditar que é possível transformar ideias em mudanças reais para o país.

RIW em números

O Rio Innovation Week 2025, realizado de 13 a 16 de agosto no Porto do Rio de Janeiro, reuniu mais de 150 mil visitantes ao longo de quatro dias. O evento promoveu 47 conferências, 39 palcos simultâneos, 2.000 mentorias e workshops e mais de 3.000 palestrantes nacionais e internacionais. Com expectativa de movimentar mais de R$ 3 bilhões em negócios, o RIW consolidou-se como a maior conferência global de tecnologia e inovação.

O RIW propõe o tema Um olhar através da Ética: inteligência artificial, automação, biotecnologia e outras ferramentas poderosas podem promover inclusão... mas também aprofundar desigualdades. O que os líderes do futuro podem fazer para que ele seja construído com mais inclusão, responsabilidade e consciência?

Texto e imagem: Gabriella Ponte

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.