O Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas é comemorado anualmente em 15 de setembro, e tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce dos sintomas, facilitando o tratamento.
Os linfomas são tipos de cânceres com origem em células do sistema linfático e ocorre quando os linfócitos e seus precursores se tornam anormais e apresentam crescimento descontrolado, se transportando para diferentes partes do corpo. Podem causar aumento de gânglios e outros órgãos do sistema linfático, como o baço.
Existem muitos tipos de linfoma, a depender das células originadoras: linfócitos B, linfócitos T ou células NK (natural-killer). De modo geral, eles podem ser classificados em dois grandes grupos: os linfomas não Hodgkin e os linfomas de Hodgkin, mas há uma ampla variedade de subtipos nestes grupos. Os linfomas apresentam sinais, sintomas e graus de agressividade diferentes e seu tratamento e gravidade estão relacionados ao seu subtipo e estadiamento.
A partir da Política de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) e acordo de transferência de tecnologia entre Bio-Manguinhos/Fiocruz, Sandoz e Bionovis, conseguimos distribuir ao SUS o medicamento rituximabe, biofármaco que atua contra a doença. Essa parceria permite a incorporação do biossimilar, reduzindo a dependência externa de mais um produto de alto valor agregado.
Texto: Carolina Vaisman
Imagem: Gerada por IA