Bio-Manguinhos/Fiocruz participou do XXVII Seminário Laveran & Deane sobre Malária, realizado entre de 2 a 6 de setembro, na Ilha de Itacuruçá, na Costa Verde fluminense. Organizado pelo Centro de Pesquisa, Diagnóstico e Treinamento em Malária (CPD-Mal), sediado no Laboratório de Pesquisa em Malária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o seminário teve como objetivo promover discussões sobre projetos de pesquisa de mestrandos e doutorandos que se dedicam à malariologia.
Patricia Alvarez, pesquisadora e gerente dos projetos de diagnóstico molecular de Bio-Manguinhos/Fiocruz, apresentou dados referentes à detecção do DNA do plasmódio da malária após a implementação total da rede NATPlus através da palestra "Detection, typing, and genomic analysis of Plasmodium in blood donors in Brazil". O kit molecular está funcionando em 13 hemocentros do país desde junho.
“Até o momento, com o Kit NATPlus, foram detectadas em 43 amostras de doadores a presença do ácido nucleico do plasmódio da malária. A espécie foi identificada pelo ensaio ultrassensível em fase final de avaliação e pelo sequenciamento do gene 18S”, explicou a especialista. Essas 43 amostras foram detectadas em todo o país: 14 (Sul), 12 (Norte), 12 (Sudeste), 4 (Nordeste) e 1 (Centro-Oeste).
Adicionalmente, ela mostrou o desenvolvimento do ensaio MPOC (Point of care molecular) para diagnóstico e diferenciação de espécie, o qual obteve a prova de conceito e desempenho satisfatório. Este é um teste de diagnóstico realizado no ponto de atendimento. “A parceria com o Instituto Evandro Chagas (IEC), através da assessora científica da Diretoria, Giselle Rachid, permitiu avaliar o desempenho do ensaio ultrassensível e diferentes tipos amostrais. As próximas etapas são avaliar a sensibilidade e obter painéis internacionais”, concluiu.
Jornalista: Gabriella Ponte
Imagem: Acervo/Bio-Manguinhos