No último dia 3 de setembro, Bio-Manguinhos realizou, em seu auditório do Centro Administrativo Vinicius Fonseca, um seminário sobre como publicar artigos científicos. Com o tema “Como publicar: dicas e ferramentas”, o encontro faz parte das atividades do International Symposium on Immunobiologicals (ISI) e visou estimular a produção e a publicação de artigos científicos.
Entre os palestrantes convidados, editores de periódicos científicos na área da saúde, inovação e desenvolvimento tecnológico, como Andrea Gonçalves, editora da Springer Nature, Adeilton Brandão, editor-chefe da revista "Memórias do Instituto Oswaldo Cruz", e Elisa Pucu, editora-sênior da revista científica The Lancet Regional Health-Americas.
O encontro contou ainda com a participação de Priscila Nascimento e Lívia Rubatino, colaboradoras de Bio-Manguinhos que compartilharam dicas e ferramentas úteis para os jovens pesquisadores. Durante o seminário, os palestrantes também apresentaram orientações valiosas para facilitar todo o processo de submissão de um estudo a uma revista científica, desde a construção do arcabouço teórico até a publicação em si.
“Publicar um artigo científico pode ser um processo complexo e desafiador, mas é através dessa experiência que crescemos como pesquisadores e contribuímos para o avanço do conhecimento. Com a realização do ISI buscamos incentivar este processo de produção científica na área de imunobiológicos por meio da submissão de resumos e com este seminário queremos apoiar que estes mesmos resumos possam se transformar em artigos publicados”, explica Akira Homma, assessor científico sênior de Bio-Manguinhos e coordenador científico do ISI.
“A realização de eventos como este é primordial para a promoção de um ambiente propício à inovação contínua, não somente dentro de Bio-Manguinhos, mas na academia, como um todo. Acredito que as ferramentas e orientações que foram discutidas neste encontro possibilitarão com que nossos pesquisadores e todos os demais participantes se sintam mais capacitados e confiantes para submeterem seus trabalhos para publicação, colaborando assim para o avanço da comunidade científica brasileira”, afirma Ricardo de Godoi, vice-diretor de Inovação de Bio-Manguinhos.
Texto: Thais Christ
Imagem: Lucas Domingues