O trabalho com procedimentos científicos e com o desenvolvimento de novos produtos requer a garantia de que, para além da geração de resultados de qualidade, as atividades sejam realizadas de forma segura. As áreas do conhecimento chamadas de biossegurança e bioproteção têm como princípio conter agentes biológicos, com objetivo de evitar a exposição dos profissionais a esses agentes, assim como preservar o meio ambiente e a comunidade.
De acordo com definição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a biossegurança é uma “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”.
E, para alcançar essa condição, é importante a adoção de medidas de contenção, como procedimentos, boas práticas e uso de equipamentos de proteção individuais e coletivos nas unidades, sempre observando o cumprimento da legislação e normativas pertinentes. De acordo com o guia prático da Fundação Oswaldo Cruz "Procedimentos para manipulação de micro-organismos patogênicos e/ou recombinantes na Fiocruz", elaborado pela Comissão Técnica de Biossegurança da Instituição (2005), as boas práticas em laboratório requerem que infraestrutura e procedimentos levem em conta fluxo de trabalho no espaço físico e mapeamento de riscos.
Pelas especificidades de atuação de Bio-Manguinhos como indústria farmacêutica que produz vacinas, kits para diagnósticos e medicamentos biológicos, é de fundamental importância que a instituição promova um diálogo efetivo entre especialistas, pesquisadores, profissionais da saúde e stakeholders para abordar os desafios emergentes e as melhores práticas nas áreas da biossegurança, bioproteção e qualidade.
Pensando nisso, a instituição está promovendo o 1º Simpósio de Biossegurança e Bioproteção, com o tema “Ambientes de alta contenção biológica”, como uma oportunidade para esse público de ampliar seu conhecimento, compartilhar suas pesquisas e experiências, fortalecer colaborações e contribuir para progressos nessas áreas de atuação. Para mais informação e inscrições, acesse o site do evento: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/sbb
Texto: Helouise Costa
Imagem: Bernardo Portella