mexico sitePDurante missão do vice-presidente da República Geraldo Alckmin ao México, a Fiocruz, que integra a comitiva oficial, assinou uma parceria com a Secretaria de Saúde e o Laboratório de Biológicos e Reagentes do país (Birmex) com foco na inovação e na cooperação científica e tecnológica em produtos baseados na plataforma de RNA mensageiro de Bio-Manguinhos/Fiocruz. Um Memorando de Entendimento (MdE) foi assinado, nesta quinta-feira (28/8), durante reunião com o secretário de Saúde do México, David Stalnikowitz, e é resultado do alinhamento da Fiocruz aos esforços do Governo Federal para fortalecer a relação bilateral entre os países em áreas estratégicas.

A vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS/Fiocruz), Priscila Ferraz, assinou o documento em nome do presidente da Fundação, Mario Moreira, e ressaltou a importância do trabalho conjunto para o enfrentamento de desafios em saúde pública. “O MdE simboliza nossos esforços para fortalecer a relação bilateral entre Brasil e México. Muitos dos desafios em saúde pública são comuns aos dois países e é relevante  estabelecer parcerias como essa, que cria oportunidade para fortalecer as capacidades tecnológicas e produtivas regionais e oferecer melhores produtos e serviços de saúde para a população das Américas”, destacou Ferraz, após reunião com o secretário de Saúde do México.

Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin assinou o MdE como testemunha e destacou o foco da parceria em respostas mais rápidas em saúde e na redução de custos. “Essa será uma longa caminhada, com grandes avanços em benefício da população dos países. Vamos trabalhar muito juntos em benefício da região”, afirmou Alckmin. Ele ainda destacou a presença da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, Fernanda de Negri, como representante do Ministério da Saúde do Brasil na missão ao México.

O Birmex é uma empresa pública mexicana com papel estratégico no sistema de saúde do país. O atual foco do Laboratório é a distribuição, importação e gestão de medicamentos essenciais e produtos biológicos. Com duração de três anos, o MdE prevê cooperação em áreas como pesquisa, desenvolvimento e programas de transferência de tecnologia, envolvendo a plataforma de mRNA mensageiro para vacinas, terapias e outros produtos em saúde. Também está prevista a perspectiva de treinamentos no âmbito da plataforma e a troca de conhecimento científico a partir de visitas técnicas, seminários e workshops.

Plataforma de RNA mensageiro

Bio-Manguinhos/Fiocruz desenvolveu a primeira plataforma nacional de RNA mensageiro (RNAm) para vacinas e terapias. A conquista representa um marco científico para o Brasil na medida em que garante capacidade própria de pesquisa, desenvolvimento e produção dessa tecnologia considerada de vanguarda no mundo.

Com a plataforma inteiramente nacional, o país passa a contar com uma base tecnológica capaz de desenvolver novos produtos de forma ágil e com menor custo. Para cada doença, basta inserir a “informação genética” que será usada para induzir a resposta imunológica, sem a necessidade de reiniciar o processo desde o início. A tecnologia foi depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Jornalista: Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)
Edição: Gabriella Ponte (Bio-Manguinhos/Fiocruz)
Imagem: Silvia Santos (Farmanguinhos/Fiocruz)

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.