Entre os dias 8 e 10 de outubro, Bio-Manguinhos esteve presente no 7º Fórum Global sobre Vacinas contra a Tuberculose, realizado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que o evento, considerado o maior encontro mundial de partes interessadas na pesquisa e prevenção da tuberculose, é realizado nas Américas.
O Brasil foi o país escolhido por ser considerado líder global em pesquisa em saúde e fabricação biomédica, sendo um valioso contribuidor para a inovação, pesquisa e criação de conhecimento, tendo, inclusive, assumido papéis de liderança em empreendimentos globais contra a tuberculose, como, por exemplo, como co-presidente do Conselho Acelerador de Vacinas contra Tuberculose da OMS.
Bio-Manguinhos esteve presente neste importante evento, por meio da participação de sua vice-diretora de Qualidade, Rosane Cuber, em plenária sobre os facilitadores globais e regionais para a introdução de novas vacinas contra a tuberculose. Em sua apresentação, Rosane falou sobre a necessidade urgente de novas vacinas contra a tuberculose e o papel de Bio-Manguinhos no apoio aos esforços de saúde pública neste sentido.
“O caminho para a introdução de novas vacinas contra a tuberculose é repleto de desafios – desde obstáculos científicos até complexidades regulatórias e déficits de financiamento. No entanto, ao fortalecer as parcerias globais, harmonizar os processos regulatórios e mobilizar o financiamento necessário, podemos construir um mundo onde a tuberculose não seja mais uma ameaça à saúde pública”, pontuou Rosane.
Juliana Gil Melgaço, do Laboratório de Tecnologia Imunológica de Bio-Manguinhos (LATIM) também representou o Instituto durante a mostra de pôsteres na área de desenvolvimento pré-clínico. O trabalho de Juliana mostrou um pouco do projeto interno de desenvolvimento de uma nova vacina de mRNA para tuberculose com foco nas análises em sílico.
O Fórum Global sobre Vacinas contra a Tuberculose é um evento internacional da Parceria Stop TB, uma rede informal de partes interessadas envolvidas em todos os aspectos da pesquisa e desenvolvimento de vacinas contra a tuberculose que tem como objetivo facilitar o desenvolvimento de imunizantes mais eficazes contra a doença por meio de colaboração, cooperação e consenso.
Texto: Thais Christ
Imagem: Divulgação