Akira Homma, assessor científico sênior de Bio-Manguinhos, foi um dos homenageados durante a cerimônia de abertura do I Encontro dos Laboratórios Oficiais da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil - ALFOB. Ex-diretor da associação, o pesquisador foi um dos escolhidos para receber a Comenda de Honra ao Mérito 40 Anos ALFOB "em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à saúde pública do Brasil".
O encontro marca os 40 anos de fundação da associação e aconteceu entre os dias 14 e 16 de agosto em Natal, capital do Rio Grande do Norte. A cidade foi escolhida em uma decisão unânime dos 23 laboratórios associados à ALFOB durante assembleia realizada em Brasília.
O evento deste ano teve como tema “A estratégia para o desenvolvimento do Complexo Industrial e Econômico da Saúde e os Laboratórios Oficiais: avanços, desafios e perspectivas” em além de comemorar o aniversário da associação, contou com mesas redondas e oficinas relacionadas ao tema principal.
Os Encontros dos Laboratórios Oficiais serão realizados bienalmente e têm como objetivo tanto prestigiar os Laboratórios Associados quanto estimular um maior conhecimento recíproco de suas equipes, estruturas produtivas, de ensino e inovação, que estão presentes em oito diferentes estados brasileiros.
A ALFOB é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como meta fortalecer o papel dos seus associados perante o Complexo Econômico-industrial da Saúde, por meio de governança colaborativa e estratégias produtivo-tecnológicas voltadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação, ampliação e qualificação da produção de medicamentos, imunobiológicos, reativos para diagnósticos (kits), hemoderivados e outros insumos estratégicos.
Texto: Thais Christ
Imagem: Alexandre Lago