img isi 5 23Um dos pontos altos do 7th International Symposium on Immunobiologicals (ISI) foi a premiação dos trabalhos científicos durante o encerramento do evento no dia 4 de maio. Três trabalhos foram premiados pelo júri científico composto por uma comissão independente de avaliação, com integrantes externos. Foram concedidos três prêmios: Oswaldo Cruz, para o primeiro colocado; Carlos Chagas, para o segundo colocado; e Alcides Godoy, para o terceiro lugar.Neste ano, o primeiro lugar foi para o trabalho “Detection of Plasmodium spp. in asymptomatic blood donors at Brazilian blood centers by the Nat PlusHIV/HBV/HCV/MALARIA Bio-Manguinhos kit”; o segundo lugar foi para “Improvement CAR-T cell therapy with ultra-fast protocol and IL-15 membrane bound addition”; e o terceiro lugar foi para “Immune Checkpoint Blockade via PD-L1 Potentiates More CD28-Based than 4-1BBased Anti-Carbonic Anhydrase IX Chimeric Antigen Receptor T Cells”.

Nessa edição, o ISI recebeu a submissão de mais de 180 pôsteres, 90 deles selecionados pela comissão científica e tecnológica, sendo seis deles apresentados oralmente em plenária, e 27 disponíveis em formato de pitch no palco da Arena. Todos os 90 escolhidos tiveram seu espaço na exposição presencial nos tótens digitais compartilhados, e de forma virtual, através do aplicativo. Além disso, os trabalhos aprovados possuem registro DOI, estando disponíveis através do repositório institucional da Fiocruz (Arca) e nos anais do evento.

Segundo o idealizador do ISI e assessor sênior de Bio-Manguinhos, Dr. Akira Homma, os trabalhos trazem cenários de pesquisas promissores e inovadores. “É animador ver a riqueza de temas abordados através de inúmeros trabalhos com propostas inovadoras e resultados iniciais promissores. Durante essas exposições, os participantes podem apresentar seus trabalhos, trocar experiências, ouvir feedbacks e sugestões sobre seus achados, além de aumentar a visibilidade de suas pesquisas”, destaca ele.

Confira os temas abordados pelo três primeiros colocados:

Prêmio Oswaldo Cruz: Detection of Plasmodium spp. in asymptomatic blood donors at Brazilian blood centers by the Nat PlusHIV/HBV/HCV/MALARIA Bio-Manguinhos kit
A pesquisa elaborada por Beatriz Vasconcellos de Souza Barreto, foi pioneira ao analisar pela primeira vez, as detecções de Plasmodium spp em doadores de sangue assintomáticos na cidade do Rio de Janeiro (Hemorio) e Manaus (Hemoam) pelo kit Nat Plus brasileiro, recentemente implantado nos Hemocentros.

O Kit Nat Plus começou a ser utilizado em setembro de 2022 no Rio de Janeiro, e em janeiro de 2023 em Manaus. No período foram encontradas três amostras positivas para Plasmodium spp em pacientes não sintomáticos, sendo duas delas em região não endêmica.

Os resultados demonstraram a relevância do Kit Nat Plus no contexto da saúde pública, demonstrando sua importância para garantir a segurança transfusional, especialmente em áreas endêmicas. A triagem de malária em doadores de sangue em todo o território nacional permitirá um melhor entendimento da situação epidemiológica do Brasil.

Prêmio Carlos Chagas: “Improvement CAR-T cell therapy with ultra-fast protocol and IL-15 membrane bound addition”

O trabalho apresentado por Luiza de Macedo Abdo, propôs um protocolo ultrarrápido para diminuir o tempo, o custo e as complexidades da terapia com CAR-T Cell. Foi utilizado um vetor não viral denominado Sleeping Beauty (SB) ou PiggyBac (PB) que permite não ativar a célula antes da inserção do gene e, consequentemente, a não obrigatoriedade de expansão dessas células. Foi inserido o CAR-T Cell, sendo essas células usadas para tratar ratos enxertados com leucemia. Este protocolo é chamado de abordagem point-of-care (POC).

De acordo com a pesquisadora, essa proposta para a terapia com CAR-T Cell pode ser explorada como uma alternativa com menos custo, tempo e complexidades, trazendo benefícios no combate ao tumor em modelo animal.


Prêmio Alcides Godoy: Immune Checkpoint Blockade via PD-L1 Potentiates More CD28-Based than 4-1BBased Anti-Carbonic Anhydrase IX Chimeric Antigen Receptor T Cells.

O estudo que teve como autora Najla Santos Pacheco de Campos abordou a regressão completa do carcinoma de células renais claras (ccRC), sendo obtido pré-clinicamente com CAR-T Cell anti-anidrase IX (CAIX) G36, em doses equivalentes a ≅108 CAR-T Cell/kg, renovando o potencial deste alvo para tratar ccRC e outros tumores em hipóxia. O bloqueio do checkpoint imunológico (ICB) trouxe respostas clínicas duradouras para o ccRC em cenários adjuvantes e metastáticos, tornando-se um importante pilar do tratamento.

Foi observado que as CAR-T Cell anti-CAIX foram capazes de induzir cerca de 80% de diminuição na viabilidade das células ccRC in vitro, promovendo uma redução significativa no volume e peso do tumor, prevenindo a indução de metástases tumorais, oferecendo novas perspectivas para o tratamento de ccRC refratário e tumores hipóxicos.


Os homenageados

Os prêmios foram batizados com o nome de três expoentes da ciência brasileira, Oswaldo Cruz, Carlos Chagas e Alcides Godoy. Todos os pesquisadores trabalharam na Fiocruz trazendo inúmeras contribuições para a saúde pública brasileira. Saiba mais sobre eles:

Oswaldo Cruz foi um grande pesquisador que atuou como cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Foi o pioneiro no estudo de doenças tropicais e da medicina experimental no Brasil. Ele iniciou sua graduação no ano de 1887, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Em 1896 foi para Paris e ingressou no Instituto Pasteur como estagiário. Quando retornou ao Brasil, no ano de 1899, trabalhou no combate ao surto de peste bubônica. A partir daí, deu-se início à criação do Instituto Soroterápico Nacional. Durante sua atuação, ele coordenou campanhas para erradicação da febre amarela, varíola e eliminação dos focos de insetos transmissores de doenças tropicais. Morreu em 1917 aos 44 anos.

Carlos Chagas, nascido na cidade de Oliveira, em Minas Gerais, no ano de 1879, foi um cientista que realizou pesquisas marcantes para o Brasil e o mundo. Ele descobriu a doença de Chagas, que acometia a população. A formação de Chagas se deu na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Mas, foi no antigo Instituto Soroterápico Federal, atualmente o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), sob orientação do médico Oswaldo Cruz, que Carlos Chagas realizou sua formação como cientista de excelência. Lá, dedicou-se a diversas pesquisas, como o estudo do ciclo evolutivo da malária no sangue e o combate da doença, além de ter sido o responsável pela criação de seções de pesquisa dedicadas a doenças tropicais e infecciosas.

Alcides Godoy, paulista de Campinas, nasceu dia 7 de janeiro de 1880. Iniciou seus estudos de medicina na Bahia, formando-se em 1903 pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro. Godoy ingressou no Instituto Oswaldo Cruz em 1903, tendo sido um dos dedicados colaboradores de Oswaldo Cruz. Em 1906, descobriu a vacina contra o "carbúnculo sintomático", vulgarmente conhecida como peste da manqueira. Ele faleceu no Rio de Janeiro em 30 de janeiro de 1950.


Texto: Maria Amélia Saad
Foto: Gabriela Silveira

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.