img posse presidente fiocruz mario moreira 23

Tomou posse nesta sexta-feira (12), o novo presidente da Fiocruz, Mario Moreira. A cerimônia realizada no auditório Vinícius Fonseca, em Bio-Manguinhos, contou com a presença de diversas autoridades, como a ministra da saúde e antecessora de Moreira, Nísia Trindade.O novo presidente, que iniciou sua carreira na Fiocruz em Bio-Manguinhos, destacou a importância do momento. “Não é apenas uma cerimônia de posse, embora seja o mote da convocação, do convite e da presença de todos aqui. Mas é muito mais que isso, é a celebração do processo democrático da Fiocruz. Um projeto rico, histórico, consolidado e ao mesmo tempo em movimento”, celebra.

Moreira exaltou o papel da instituição, sobretudo durante a pandemia. “A Fiocruz construiu uma nova base tecnológica e científica a partir da Covid-19. Atingimos um novo padrão de assimilação tecnológica em seis meses, como no caso da vacina contra o coronavírus”.

Como meta do mandato, o presidente apresentou a pretensão de ampliar as articulações com institutos de pesquisa, aumentar a presença física da Fiocruz em outros estados e colaborar com o desenvolvimento da saúde pública de outros países da América Latina e da África.

Ele ainda anunciou como propósito imediato, a busca por investimentos para modernizar as instalações da Fiocruz, a implementação de tecnologias, além de um concurso público para repor perdas de pessoal.

Trajetória
Na Fiocruz desde 1994, Mario Moreira é doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná, com estágio doutoral na Universidade de Coimbra, em Portugal, mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e em Gestão de Tecnologias e Inovação pela Universidade de Sussex, no Reino Unido. Ele também é especialista em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Em Bio-Manguinhos, ele foi Gerente de Planejamento, Vice-Diretor de Gestão e Mercado e chefe de Gabinete.

O diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma, conta que chegou junto com Mario Moreira na Instituição, há 29 anos e relembrou o histórico profissional do presidente. “Todos sabem da sua experiência, do seu conhecimento do panorama da ciência no país. Portanto, não tenho dúvidas que ele fará uma gestão brilhante, focada em beneficiar a saúde pública da população”.

Saiba mais sobre a posse clicando aqui.

Texto: Maria Amélia Saad
Foto: Bernardo Portella

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.