O ano de 2013 será de importantes avanços nas obras de infraestrutura no campus de Manguinhos. O Novo Almoxarifado e Prédio Administrativo (Napa) e o Centro Integrado de Protótipos, Biofármacos e Reativos para Diagnóstico (CIPBR) fazem parte do projeto de expansão de Bio-Manguinhos que objetiva atender às demandas crescentes do Ministério da Saúde (MS) e a normas regulatórias.
As obras do Napa aumentarão em 9.800 m² a área construída da unidade. Além de trazer maior proximidade entre as equipes ligadas à gestão, o prédio seguirá integralmente as Boas Práticas de Fabricação. Em 2013, as obras continuam em ritmo acelerado para que a previsão de conclusão do projeto (1º trimestre de 2014) seja respeitada.
O CIPBR integrará em um mesmo edifício uma planta de protótipos para desenvolver novas vacinas, reativos para diagnóstico e biofármacos. Na reta final de ocupação, diversos equipamentos já chegaram: estão prontos os sistemas de biorreação para alfaepoetina e alfainterferona 2b e autoclave para descontaminação de câmaras frias. Em fase de projeto estão as autoclaves de esterilização, lavadoras de materiais, linhas de envase de protótipos e reativos. Em 2013, terá início as operações do sistema de águas purificadas e liofilizador para protótipos. O CIPBR está previsto para começar a operar em 2014, com a linha de reativos.
|