A partir de 22 de fevereiro, a disciplina Oncobiologia será oferecida como eletiva para os alunos do Mestrado Profissional de Tecnologia em Imunobiológicos (MPTI). A ideia de incluir o tema na grade surgiu nos debates da Comunidade de Prática sobre Redes Colaborativas em Oncologia (CoP-RC Onc.) "Percebemos que no quadro de alunos da turma de 2014, havia cinco estudando assuntos relacionados à oncologia. Essa disciplina irá capacitá-los para a realização das suas dissertações e para o mercado de trabalho", destaca uma das coordenadoras da disciplina, Patricia Neves, do Laboratório de Tecnologia Imunológica (Latim).
Aline de Almeida Oliveira ( Programa de Biofármacos) , também coordenadora da matéria, ao lado de Ana Paula Ano Bom (Laboratório de Macromoléculas / Lamam), explica que a ementa abordará desde a oncologia básica até a sua aplicação em estudos clínicos. "Epidemiologia, fatores de risco, oncogenes, genes supressores de tumor e imunoterapia serão destacados ao longo do curso", acrescenta.
No corpo docentes, estão especialistas da área, como Liz Maria de Almeida (Inca), José Morgado (Inca), Tatiana Tilli (CDTS), dentre outros. Também fazem parte da equipe os coordenadores do Fio Câncer, Adriana Bonomo e Martin Bonamino, ambos recém - concursados na Fiocruz. São disponibilizadas 20 vagas, sendo que 9 delas já estão preenchidas.
Qualquer aluno de pós -graduação no Brasil ou colaborador pode se inscrever na disciplina. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do MPTI (Bio-Manguinhos/Fiocruz), pelo e-mail mpti@bio.fiocruz.br ou pelos telefones (21) 3882-9455 ou 3882-7129.
|