Acesso à informação #CopaDasCopas

História - De 1980 a 1990

1982
Início da produção da vacina sarampo, através de cooperação tecnológica com o Instituto Biken, do Japão. Bio-Manguinhos implanta, pela primeira vez no Brasil, uma complexa tecnologia de cultura de tecidos e liofilização em escala industrial abrangendo todo o ciclo de produção de uma vacina viral de uso humano.

 

1983
Início da produção da vacina poliomielite oral trivalente, com a tecnologia fornecida pelo Instituto de Pesquisa de Poliomielite do Japão. Esta produção envolve as atividades de formulação e processamento final da vacina, a partir de concentrado viral importado proveniente da Divisão de Produtos Biológicos da empresa SmithKline Beecham.

 

1985
Lançamento do Programa de Autossuficiência Nacional em Imunobiológicos, que visa o fim da dependência brasileira de importações de soros e vacinas através do investimento em laboratórios e plantas industriais nacionais para atender a demanda necessária dos programas públicos de imunização.

 

1986
Produção e disponibilização de três tipos da vacina poliomielite, devido ao surto da doença no Nordeste: a monovalente de Poliovírus III; a de Poliovírus I, II e III; e a de Poliovírus I, II e III com reforço do tipo III – desenvolvida especialmente para controlar esse surto. A partir desse estudo, a Organização Mundial de Saúde adota a vacina de Poliovírus I, II e III com reforço do tipo III para os países tropicais.

 

1990
Início da construção do Complexo Tecnológico de Vacinas de Bio-Manguinhos, no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

 

arrow-2arrow-2De 1976 a 1980

arrow-1arrow-1De 1990 a 2000