foto opas oms twitter pequena

Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o Twitter ampliaram sua aliança para a disseminação de informações confiáveis sobre a pandemia de COVID-19 nas Américas.

Em acordo assinado recentemente com a rede social, a Opas garante a capacitação de seus administradores de mídias sociais a utilizarem créditos para difundir informações sobre COVID-19 baseadas em evidências. Trata-se do primeiro acordo formalizado entre a Opas e uma empresa de mídia social.

Em comunicado, o Twitter afirmou que “enquanto a comunidade global enfrenta a pandemia de COVID-19, queremos compartilhar o trabalho que fazemos para ajudar as pessoas a encontrar informações confiáveis em tempo real, conectar-se a outras pessoas, promover interações produtivas, elevar a voz das autoridades e especialistas e continuar a proteger a saúde da conversa”.

Por sua vez, a Opas afirmou que “é muito importante que as pessoas tenham acesso a informações sobre medidas de prevenção para poder se proteger e salvar vidas. As informações devem ser factuais, oportunas e baseadas na ciência e são a melhor maneira de combater a desinformação”.

A diretora adjunta da Organização, Mary Lou Valdez, ressaltou que “somos gratos ao Twitter por seu forte apoio à Opas e aos países da Região das Américas para garantir que mensagens e informações essenciais cheguem às pessoas quando elas mais precisam”.

Em 30 de janeiro, o Twitter ativou notificação de busca em toda a América Latina em colaboração com a Opas. “Este aviso aparece quando as pessoas pesquisam no Twitter por palavras relacionadas à COVID-19 e destacam os recursos das autoridades com mais informações”.

Tais notificações foram ativadas, em colaboração com os ministérios da saúde nacionais, no Brasil, na Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Paulo Schueler, com informações da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Imagem: M.Teerapat, Freepik

 

{button}