Políticas e ações

bio-manguinhos-fiocruz-responsabilidade-socioambiental-crianca-vacinada-2Desde sua fundação em 1976, as atividades do Instituto são norteadas pela missão de contribuir para a melhoria dos padrões da saúde pública brasileira e atender às demandas geradas pelo quadro epidemiológico do país. São mais de três décadas de trabalho dedicado à produção e ao desenvolvimento de imunobiológicos que garantem o acesso da população a produtos de qualidade, ajudam a reduzir a dependência externa e a fortalecer a capacitação tecnológica e industrial do Brasil. Em sua própria missão, Bio-Manguinhos traduz o princípio da responsabilidade socioambiental.

Atividades voltadas para o bem-estar, a educação continuada, a cultura, a responsabilidade ambiental e o voluntariado há muito tempo são uma realidade em Bio-Manguinhos, que conta com as seguintes iniciativas: Programa de Qualidade de Vida; Programa de Segurança e Meio Ambiente; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); Brigada de Incêndio e Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Além disso, campanhas internas têm demonstrado o desejo inequívoco de nossos colaboradores em ajudar. Confira algumas ações desenvolvidas nos últimos anos.

bio-fiocruz-coleta-seletiva-100x100-2

arrow-1 Gestão ambiental

Ao longo dos anos Bio-Manguinhos vem trabalhando para consolidação de uma cultura organizacional de equilíbrio entre suas atividades de negócios e desenvolvimento tecnológico com proteção ao meio ambiente e sustentabilidade. A preocupação com saúde e meio ambiente faz parte da missão e estratégia institucional, indo além do atendimento aos requisitos legais, buscando combinar maximização do desempenho com responsabilidade ambiental. Neste sentido a unidade vem desenvolvendo uma gestão ambiental voltada eliminação ou redução dos impactos associados as suas atividades, bem como investindo no uso racional de recursos naturais e energéticos no seu ciclo produtivo, visando à construção de uma organização alinhada aos conceitos de proteção ao meio ambiente e aos novos paradigmas de sustentabilidade. É com essa finalidade que algumas ações são desenvolvidas por Bio-Manguinhos, tais como: gerenciamento da coleta de resíduos químicos perigosos; coleta seletiva; controle de vetores, Inventário de Emissões de Gases de efeito Estufa (GEE), Auditoria Ambiental, campanhas anuais de Meio Ambiente e ações de Educação ambiental, engajando os colaboradores de forma multidisciplinar sobre a importância da conscientização e respeito ao Meio Ambiente.

 

epi-100x100arrow-1 Segurança do trabalho

Um dos pilares de responsabilidade corporativa de Bio-Manguinhos é o desenvolvimento contínuo de uma cultura de segurança, tendo como compromisso a segurança e proteção da saúde de todos seus colaboradores e parceiros.

O ideal de segurança e saúde ocupacional da instituição está baseado na prevenção de acidentes e das doenças profissionais, identificando e avaliando os riscos potenciais, procurando equalizar em sua gestão global de riscos a concepção de um ambiente de trabalho saudável.

Porém a segurança não se faz sozinha, é necessário a participação é interação de todos, cooperando com as orientações e medidas de segurança, afim de evitar danos as pessoas e ao patrimônio.

Para Bio-Manguinhos a saúde ocupacional e segurança vão além de apenas cumprimento legal, mas sim o foco em pessoas, proporcionando melhores resultados no coletivo corporativo e nos níveis de desempenho da produção.

A Assessoria de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (AESTM), durante todo o ano de 2018, realizou diversas ações, sendo as principais: Inspeções de Segurança, atualização e adequação do PPRA, manutenção dos equipamentos de extinção de incêndio, sinalização de Roa de Fuga, formação e reciclagem da Brigada Voluntária, gerenciamento da Brigada de Incêndio, distribuição de EPIs, treinamentos, etc.

  

bio-fiocruz-sinais-fenes-100x100-2

arrow-1 Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Bio possui 23 colaboradores portadores de deficiência (PCD) auditiva trabalhando em diferentes áreas da unidade. Atualmente, a maioria das pessoas com deficiência que trabalha em Bio-Manguinhos é surda por conta de uma parceria da Fiocruz com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), que tem objetivos voltados para a educação ao trabalho, treinamento e qualificação profissional, sistematizando ações de acolhimento e profissionalização do aprendiz ou assistido aos surdos.

 

 

doacaoarrow-1 Campanhas de sensibilização

As campanhas são realizadas a partir de necessidades pontuais. Visando cooperar para o desenvolvimento do voluntariado por meio da solidariedade, trabalhamos internamente na sensibilização para campanhas socioambientais. Dentre estas campanhas, estão as de arrecadação e sensibilização. Em 2018, foram quatro as campanhas de arrecadação realizadas: de brinquedos, agasalhos, a Campanha Natal sem Fome, que arrecadou brinquedos e alimentos não-perecíveis em conjunto com a Fiocruz, e uma campanha de apoio a vítimas de chuvas em Manguinhos. Entre as instituições beneficiadas por estas campanhas, em 2018, merecem destaque o Projeto RUAS, a ONG Alfa e a Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo. Para reforçar seu compromisso e responsabilidade com a sustentabilidade ambiental, Bio-Manguinhos realiza uma série de ações na semana do Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, uma delas foi a coleta seletiva de papéis, plásticos metais e lixo eletrônico. Além disso, são realizadas diversas ações de controle do Aedes aegypti, bem como a conscientização dos colaboradores da importância deste tema.

 

 

Confira abaixo a quantidade de itens doados:

tabela somar doacoes 2019

 *Dados atualizados em janeiro