tr-dpp-sifilisA sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema Pallidum. Ela pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante a relação sexual sem camisinha, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. Os primeiros sintomas são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas, que surgem entre sete e 20 dias após a relação desprotegida com alguém infectado. As feridas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mas, se não forem tratadas podem se desenvolver e provocar manchas em várias partes do corpo e queda de cabelo.

De acordo com o diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, a população precisa ficar atenta a alguns cuidados.“É uma doença possível de controlar, é possível erradicar, sobretudo a sífilis congênita. Hoje, é muito importante que a população faça o diagnóstico. É fundamental que todas as mulheres gestantes insistam com o seu médico para fazer o exame de sífilis para poder proteger o bebê. Uma outra medida extremamente importante para a população para se proteger da sífilis é o uso da camisinha. A gente tem este meio que protege não só contra a sífilis, mas também de outras doenças como a aids, a hepatite B e, portanto, é importante que nos relacionamentos sexuais a gente insista no uso da camisinha.”

Quando não existem sinais ou sintomas, é necessário fazer um teste laboratorial ou teste rápido, disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Saúde em todo o território brasileiro. A nova tecnologia de testagem permite que os resultados sejam feitos em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade da estrutura de um laboratório. Se você foi diagnosticado com sífilis, procure uma unidade de saúde próxima de casa, para indicar o tratamento mais adequado. Para saber mais acesse a página www.aids.gov.br/sifilis

 

Fonte: Victor Maciel/ Agência Saúde

 

Leia Mais:

arrow-2 Conheça os testes rápidos produzidos por Bio-Manguinhos: DPP® SífilisDPP® Sífilis DUO e DPP® HIV/Sífilis Combo .

 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.