camisinhaprevencaoA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Bio-Manguinhos (Cipa) promoveu uma palestra dia 2 de dezembro sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que foi celebrado no dia anterior. O evento lotou o auditório de Bio-Manguinhos, contando com grande presença dos jovens aprendizes.

A médica do trabalho, especialista em ginecologia e obstetrícia, Cláudia Lessa, lembra que já ministrou esta palestra outras vezes para os colaboradores do Instituto, abordando informações sobre as doenças mais frequentes como gonorreia, clamídia, sífilis e infecção pelo papilomavírus humano, também conhecida como HPV. No entanto, devido aos 30 anos de luta contra a aids, esta doença teve mais destaque.

 

palestra-DST-430x285

Claudia Lessa enfativa o uso de preservativos como a melhor maneira
de se prevenir. Imagem: Gabriella Ponte - Ascom / Bio-Manguinhos

 

“É importante discutir a forma de contágio, a prevenção e os tipos de tratamentos disponíveis. O uso de preservativos ainda é a melhor maneira de prevenção, mas apresento ainda novas maneiras de se prevenir com uso de medicamentos. Falei ainda do teste rápido de diagnóstico produzido por Bio-Manguinhos, que pode ser feito através de uma gota de sangue. O resultado sai em 20 minutos”, destacou a especialista.

Ela ainda informou sobre os serviços oferecidos pela Seção de Medicina do Trabalho da unidade. “Nós distribuímos preservativos e realizamos os testes o ano inteiro. Lembrando que o teste deve ser realizado 30 dias após ter ocorrido a situação de risco, que é o período que chamamos de janela imunológica. É dada uma orientação antes e após o teste. O resultado é sigiloso e, caso dê positivo, fazemos os devidos encaminhamentos para tratamento”. Os participantes receberam um laço vermelho, símbolo da campanha, além de preservativos.

 

partiuteste

Assista ao vídeo da campanha do Ministério da Saúde #Partiuteste 

 

Campanha #Partiuteste

A presença maciça de jovens na palestra foi altamente importante pois é o público alvo que o Ministério da Saúde pretende atingir este ano. A nova campanha publicitária de conscientização da aids foi lançada no dia 1º. A ação tem como título a hashtag #Partiuteste.

A iniciativa, que acontece até 30 de novembro de 2015, busca interagir com o público jovem no mundo digital sobre a história da doença, os cuidados que devem ser tomados, a importância da prevenção e da realização dos testes. 

 

Jornalista: Gabriella Ponte

 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.