integrity-100x100Para apresentar o módulo Biomarkers da plataforma Integrity, Bio convidou o especialista da Life Sciences IP & Science, Antero Macedo. O treinamento ocorreu na manhã do último dia 28. Não só colaboradores de Bio-Manguinhos compareceram como também de outras unidades da Fiocruz, como Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e Farmanguinhos.

A plataforma Integrity/Módulo Biomarkers foi recentemente disponibilizada através do Portal Capes permitindo acesso gratuito aos usuários da Fiocruz. A ideia da capacitação partiu da necessidade da Assessoria de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (NITBIO) em utilizar esta ferramenta, agora disponível no Portal Capes, e, que integra informações de diversas áreas de interesse para estimular as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de forma rápida e eficaz do que quando se faz em uma busca isolada em cada uma destas áreas.

O NITBIO realiza buscas para subsidiar negociações, projetos de P&D, transferência tecnológicas, bem como, garantir proteção da Propriedade Industrial e impedir a infração de direitos de terceiros. Por isso, para estes colaboradores, difundir o uso desta ferramenta aos pesquisadores de Bio contribuirá para aprimorar suas atividades. Em uma única busca é possível ter acesso a informações do mercado, testes clínicos, patentes, etc. agilizando as atividades correlacionadas a busca.

“Houve um treinamento dia 26/9, por pedido do NITBIO, Departamento de Recursos Humanos (Dereh) e o especialista Macedo, que propuseram este novo treinamento para aumentar a difusão da plataforma”, afirmou Ana Paula Cossenza, coordenadora do NITBIO. “Desejamos no próximo ano fazer um treinamento avançado para aprimorar o uso dos usuários capacitados nas etapas anteriores”, completou.

 

infinity-2

Colaboradores de Bio e outras unidades da Fiocruz participaram
do treinamento. Imagem: Marcela Assed (Dereh/Bio-Manguinhos)

 

Desenvolvido por cientistas e para cientistas, o Integrity é uma ferramenta que auxilia na pesquisa e desenvolvimento de fármacos, principalmente no estágio pré-clínico. Integrando dados biológicos, químicos e farmacêuticos de mais de 410 mil compostos com atividade biológica demonstrada, e mais de 235 mil registros de famílias de patentes, o Integrity oferece uma solução de conhecimento designada para aprimorar suas atividades de descoberta e desenvolvimento.

Na palestra, o representante da Thomson Reuters, Antero Macedo, fez uma minuciosa apresentação de como acessar a ferramenta e tirar melhor proveito de suas funcionalidades. “Esta plataforma não é apenas uma base de dados com artigos indexados, mas uma fonte de pesquisa avançada e poderosa”, destacou.

 

Benefícios para Bio

Além de agilizar o trabalho da equipe do NITBIO, a plataforma facilitará outras áreas. O Integrity ainda provê o maior banco de biomarcadores do mundo. Por isso, é altamente recomendando também aos colaboradores da Assessoria Clínica (Asclin), pois através do sistema será possível ter acesso aos biomarcadores associados a uma doença e ao nível de confiança para cada uso; aos afetados pela modificação de uma atividade alvo; aos disponíveis para estudos de segurança e toxicidade; para estratificação de pacientes; e aos capazes de levar o seu composto da fase de descoberta para a fase clínica.

Outras áreas de desenvolvimento como os laboratórios de Metrologia e Validação (Lamev), Físico-Químico (Lafiq), Tecnologia Bacteriana (Lateb) e Tecnologia de Anticorpos Monoclonais (Latam) também foram capacitadas e terão seu trabalho otimizado pelas facilidades da ferramenta.

 

Jornalista: Gabriella Ponte

 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.