Bio-Manguinhos participou da 15ª Reunião da Rede de Produtores de Vacinas dos Países em Desenvolvimento (DCVMN), em Nova Deli, na Índia, de 27 a 29 de outubro. O evento contou com a presença de 240 participantes, incluindo membros das Organizações Mundial (OMS) e Pan-Americana de Saúde (Opas), Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi), Fundação Bill e Melinda Gates, dentre outros.

Representando Bio-Manguinhos estiveram o diretor da unidade, Artur Couto, e o presidente do Conselho Político e Estratégico do Instituto, Akira Homma, que já esteve à frente da DCVMN por quatro anos (2008-2012) e acaba de ser reeleito como tesoureiro e membro do Conselho Executivo.

 

artur-dcvmn-2014

O diretor de Bio, Artur Couto, representou o Instituto

 

Na ocasião, a Fundação Bill e Melinda Gates anunciou o aporte de US$ 3,6 milhões para um periodo de três anos, promovendo treinamentos e cursos na área de qualidade nos laboratórios-membros, objetivando elevar o número de produtos pré-qualificados pela OMS, com tecnologia de ponta e preços reduzidos.

 

akira-dcvmn-2014

                                                          Akira Homma foi homenageado no evento                                                        

 

Hoje, o DCVMN reúne 42  fabricantes de 15 produtos pré-qualificados pela OMS e  produzidos por dez laboratórios, e fornece mais de 2 bilhões de doses de vacinas de alta qualidade a preços baixos, para Gavi, Unicef, OMS e Opas. Akira Homma destaca que Bio-Manguinhos é parceiro da rede desde sua criação, especialmente por reconhecer seu papel estratégico no fornecimento de vacinas para os países em desenvolvimento.

Com o tema "Vacina, responsabilidade de todos", o encontro discutiu os avanços contínuos na área de imunobiológicos, visando compartilhar conhecimentos sobre novas tecnologias. Ao reunir indústria, sociedade civil e academia, os debates fomentaram o espírito de cooperação.

A 16ª edição do encontro está prevista para outubro de 2016, na Tailândia.

 


Jornalista: Isabela Pimentel

Imagens: Divulgação /DCVMN 

  

 

Voltar à pagina inicial

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.