A Creche Fiocruz está comemorando seu 25º aniversário em 2014. Fazendo parte desta história, a chefe da Divisão de Produção de Células (DIPRC), Teresinha Elisa de Brito, conta como foi colocar suas duas filhas desde que tinham meses até cinco anos de idade.

Sua filha mais velha, Taís Silva de Brito, participou da primeira turma de bebês do berçário da creche, quando tinha apenas cinco meses, em 1989. Atualmente, aos 25 anos, ela é professora de história e mestre em história social. Já sua filha mais nova, Cíntia Silva de Brito, de 22 anos, faz arquitetura e ficou um ano na Europa participando do Programa Ciência Sem Fronteiras.

Teresinha conta que a experiência foi muito positiva pois na época tinha perdido a mãe e não tinha com quem deixar suas filhas. “A equipe de profissionais da Creche Fiocruz sempre foi muito cuidadosa. Tínhamos acompanhamento diário e horário para amamentação, primordial nessa idade da criança. Sempre trabalhei tranquila”, comentou.

Ela diz que um dos momentos mais marcantes foi quando Taís andou pela primeira vez. “Foi num bailinho de carnaval, na Casa de Chá, quando ela tinha 11 meses. Ela andou sozinha na minha direção e foi muito emocionante”, afirmou Teresinha, que completa dizendo que a base educacional foi importante para ela. “Aos três anos, já escrevia o nome, sabia contar... Nem fez jardim e foi direto para o CA”.

Já Cíntia demorou um pouco a se adaptar e chorava no começo. “A psicóloga ajudou muito quando ela estava largando a amamentação. Depois, demonstrou ser uma líder nata, quando comandava seus amiguinhos de classe”, observou a mãe.

 

Sobre a Creche Fiocruz

Inaugurada em 14 de agosto de 1989 e com capacidade para 76 crianças na faixa etária de 3 meses a 3 anos e 11 meses, a Creche Fiocruz é um serviço prestado pela Diretoria de Recursos Humanos (Direh/Fiocruz) e tem como principais objetivos: cuidar e educar filhos dos servidores; realizar pesquisas em educação e saúde para infância; e promover ações de socialização do conhecimento produzido em Educação Infantil.

Atualmente, o atendimento educacional é direcionado a crianças de 3 meses até 5 anos e 8 meses, bem como uma prática pedagógica para o desenvolvimento integral, no aspecto físico, psicológico, cognitivo e social, complementando a ação da família.

Este espaço possibilita novas vivências, trocas de experiências, acesso a livros, respeito às diferenças, brincadeiras, entre outras ações que signifiquem a inserção, integração, transformação e interação das crianças no mundo.

 

tais-creche-grupo   tais-11-meses-carnaval

Taís (no colo de uma funcionária à direita) no berçário com sua turma.             No bailinho de carnaval, Taís, aos 11 meses, andou em direção à mãe. 

 

tais-parquinho-1-ano   cintia-2-anos-festa-junina

Com um ano de idade, Taís se divertia no parquinho da creche.                          Cíntia, aos 2 anos, em uma festa junina.

 

tais-formatura   foto-teresinha03

Taís (centro), com quase 5 anos, junto com sua turma.                                           Teresinha e Taís, agora com 25 anos de idade.

 

Jornalista: Gabriella Ponte

Imagens: Acervo Pessoal 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.