aquecimento-global-100x100Além de aumentar a incidência de problemas respiratórios sérios, o aquecimento global poderá espalhar doenças como a malária e a dengue para áreas que antes estavam "protegidas"dessas epidemias pelo frio e outras condições climáticas.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) está discutindo essas e outras consequências do aumento mundial de temperaturas em Genebra, em sua primeira conferência internacional sobre o impacto do aquecimento global na saúde pública.


Temperaturas mais altas significam mais ondas de calor e alterações no padrão de chuvas em várias partes do globo. Além de causarem transtornos por si só, essas mudanças também afetam as lavouras e a produção de alimentos.

Segundo a OMS, as populações pobres são as mais vulneráveis a essa situação.

"A boa notícia é que reduzindo as mudanças climáticas nós podemos ter benefícios substanciais e imediatos", disse Maria Neira, diretora do departamento de saúde pública e ambiente da organização.

"O exemplo mais poderoso é a poluição do ar, que em 2012 foi responsável por 7 milhões de mortes -- 1 em cada 7 mortes no mundo. Existem evidências sólidas de que mitigar o aquecimento global pode reduzir muito esse número", acrescentou.

A OMS foi enfática ao pedir mais ação de autoridades para lidar com as consequências e prevenir os danos à saúde das mudanças climáticas.

 

Cigarro

A OMS também divulgou na terça-feira (26) um relatório em que pede um controle mais rígido sobre a comercializações dos cigarros eletrônicos.

A entidade pede atenção dos governos às táticas usadas pelas companhias para atrair fumantes mais jovens, além do controle do uso dos chamados"e-cigarros" em ambientes públicos.

 

Fonte: Giuliana Miranda / Folha de S. Paulo

Imagem da home: Creative Commons / NASA Goddard Photo & Video

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.