viajanteAgora, quem vai para o exterior pelos portos, aeroportos e fronteiras do país pode contar com o novo sistema on-line de orientação e controle sanitário de viajantes. O site contém informações mais dinâmicas e atualizadas para evitar riscos à saúde. Anteriormente chamado de Sispafra, o novo sistema recebeu alteração no nome e agora chama-se Saúde do Viajante. Além disso, a atualização possibilita acesso a links para sites externos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como o do Ministério da Saúde.

 

No site, o viajante encontra informações sobre o país de destino, normas da Anvisa para entrada de produtos na bagagem e consegue emitir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. A lista com os países que exigem o Certificado está disponível na internet no site da Organização Mundial de Saúde.

Rafael Gratão, 26 anos, teve que tomar a vacina contra Febre Amarela quando viajou para Bolívia e Cuba. “Depois de tomar a vacina, fui até um posto da Anvisa levando meu cartão de vacinação para conseguir pegar o Certificado Internacional. O site reformulado, com certeza, é um grande facilitador para buscarmos informações seguras e de forma muito mais rápida. Antes eu buscava essas informações nos sites das embaixadas, mas nem todas deixam claro, por exemplo, se uma vacina é uma exigência ou uma recomendação”, afirma Gratão.

O Brasil recomenda a vacinação contra Febre Amarela para viajantes com destino as áreas internacionais de risco para a doença, bem como para viajantes com destino as áreas nacionais de risco de transmissão. A vacinação contra a Poliomielite é recomendada para viajantes com destino as áreas com ocorrência da doença.

Essa disponibilização tem o objetivo de garantir acesso a diversas informações importantes para o cidadão que pretende realizar viagens, além de ter acesso a lista completa de Centros de Orientação de Viajantes.

Para garantir uma viagem tranquila para todos os brasileiros, o Ministério da Saúde disponibiliza algumas recomendações para os viajantes. Como a indicação de sempre carregar os documentos de identificação, de preferência em inglês e português, com informações de contatos pessoais, tipo sanguíneo, se tem alergias, diabetes ou outras doenças que possam requerer particular atenção. Além disso, para quem toma remédios regulares, é importante lembrar-se de levar os medicamentos em quantidade suficiente para o período da viagem e a prescrição do médico.

 

Fonte: Bia Magalhães / Blog da Saúde

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.