A segunda edição do Seminário Anual Científico e Tecnológico em Imunobiológicos (SACT) ocorreu de 28 a 30 de maio, reunido especialistas e jovens talentos. O diretor de Bio, Artur Couto, abriu o evento, ressaltando o sucesso da segunda edição. “Bio não é mais visto como unidade de produção e sim de desenvolvimento científico e tecnológico”, comentou. Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, destacou a posição da Fiocruz no Complexo Industrial da Saúde e seu protagonismo na política de estado.

O presidente, Paulo Gadelha, faz uma reflexão quanto à participação ativa da Fiocruz nas discussões do Código Nacional de Ciência e Tecnologia com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do país. Ao final da abertura, Bio-Manguinhos homenageou o médico vice-presidente executivo do Instituto Sabin, Ciro de Quadros, que também chefiou o Programa de Erradicação da Varíola da Organização Mundial da Saúde (OMS). O especialista faleceu naquele mesmo dia.

As palestras da mesa redonda Vacinologia foram coordenadas por Marcos da Silva Freire, vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico de Bio. O consultor independente da Fundação Bill & Melinda Gates, Ralf Clemens, apresentou a palestra Polio EndGame. O presidente do Conselho Político e Estratégico de Bio (CPE), Akira Homma, ministrou sobre Novas fronteiras da Vacinologia, destacando o papel de Bio na eliminação da polio no Brasil, que completou 20 anos. O consultor científico Reinaldo Menezes coordenou oito apresentações orais sobre vacinas e destacou o progresso no nível dos trabalhos da última edição para esta, dando destaque também para os trabalhos de gestão, com outros temas relacionados.

 

Reativos para diagnóstico

Para debater os desafios do desenvolvimento de reativos para diagnóstico, o segundo dia do evento foi inteiramente dedicado ao tema. O vice-diretor de produção, Antônio Barbosa, relembrou o histórico da implantação dos testes reativos para diagnóstico no Instituto. Octavio Fernandes, vice-presidente de operações da Diagnósticos da América (Dasa) defendeu a importância de acoplar o desenvolvimento de novos reativos a modernas plataformas e prestação de serviços de forma eficiente.

Apresentando o histórico de implantação do NAT nos hemocentros brasileiros, o diretor do Centro de Hemoterapia e Hematologia de Santa Catarina, Guilherme Genovez, citou os desafios e conquistas do processo. “Hoje, graças aos avanços consideráveis, temos condições de atender as demandas do Ministério da Saúde”, considerou. Em 2013, foi atingida a cobertura de 95, 46% no uso do NAT nos testes de amostra de sangue dos doadores.

 

Novidades em biofármacos

No último dia do evento, foram debatidas as diferentes estratégias referentes ao relacionamento com pacientes, pesquisas clínicas e produção de biofármacos. “Esse tema, bastante atual, faz parte do tripé de Bio-Manguinhos desde 2006, quando começamos a oferecer ao Ministério da Saúde dois milhões de frascos de alfapoetina por ano”, ressaltou a vice-diretora de Qualidade de Bio-Manguinhos, Maria da Luz Fernandes Leal.

Pesquisador titular do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Martin Bonamino defendeu a tese de que estamos no limiar de uma nova fronteira tecnológica para o tratamento na Oncologia, que seria a biologia sintética. “Creio que em até cinco anos estaremos diante de resultados consolidados de estudos clínicos nos provando ser possível o uso de um novo tipo de medicamento, baseado em bloqueadores de “check points”, que geram aumento da curva de sobrevida de pacientes, a exemplo da melanoma. Esse é o desafio, aumentar a curva de sobrevida enquanto a terapia celular e gênica faz o seu trabalho no organismo dos pacientes”, defendeu.

 

premiados-2014

Imagem: Ascom/Bio-Manguinhos

 

Ao fim do dia, foram divulgados os trabalhados premiados pela Comissão Científica:

 

1° lugar - Prêmio Oswaldo Cruz
Patricia Alvarez
Incorporação do alvo HBV no  kit NAT brasileiro produzido por Bio-Manguinhos

2° lugar - Prêmio Carlos Chagas
Luciane Martins Medeiros
Proposta de um sistema integrado  de identificação e investigação  de microorganismos no Controle  de Qualidade em Indústrias Farmacêuticas

3° lugar - Prêmio Alcides Godoy
 Rafael de Oliveira Resende
High-throughput cloning and expression of human ABC transporters in Baculovirus/ Insect Cell system customized for X-ray crystallography studies

Jovem Talento - Prêmio Sérgio Arouca
Periela da Silva Vasconcelos Sousa
Padronização de uma metodologia de ensaio na plataforma de microarranjos líquidos utilizando sífilis como modelo

Jovem Talento -Prêmio Evandro Chagas
Izabella Buty da S. Corrêa
Effect of zinc on the structural stability of pneumococcal surface antigen A (PsaA)

Jovem Talento - Prêmio Henrique Penna
Vinícius da Cunha Lisboa
Clonagem e expressão de anticorpo monoclonal anti-CD20 recombinante - primeiros passos para desenvolvimento de novos anticorpos terapêuticos contra o câncer

 

Para conferir detalhes da premiação, fotos, apresentações dos palestrantes e a cobertura completa do evento, acesse http://sact.bio.fiocruz.br/            

 

Jornalistas: Gabriella Ponte, Isabela Pimentel e Paulo Schueler
Imagem da capa: Ascom/Bio-Manguinhos

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.