encontros-adjuvantes-100x100Para inaugurar a linha de adjuvantes dos Encontros Tecnológicos, o projeto Gestão do Conhecimento recebeu o professor da USP, Luiz Carlos de Souza, que apresentou, no dia 19 de março, as mais recentes tendências sobre o potencial de produção de vacinas a partir de novos adjuvantes. 


Luiz Carlos abriu o encontro ressaltando que os adjuvantes de natureza proteica representam, desde os anos 90, uma rota alternativa para o desenvolvimento de novas vacinas e uma nova possibilidade no mercado. “Eles não se restringem mais aos sais de alumínio e a partir daí, foi possível desenvolver outras vacinas”, destaca.

Souza afirma que estes novos adjuvantes atuam na indução da resposta imunológica necessária à proteção e prolongam a longevidade da resposta induzida, além do mecanismo de ação diversificado e maior flexibilidade de uso. Como exemplo, citou os testes com uso das flagelinas híbridas no combate à malária.

 

encotro-adjuvantes-2Especialista defendeu parcerias para novos projetos sobre vacinas - Imagem: Ascom/Bio-Manguinhos 

 

 O vice-diretor de desenvolvimento tecnológico, Marcos Freire, e o consultor científico de Bio, Reinaldo Menezes, também prestigiaram o encontro. O professor da USP encerrou sua apresentação defendendo a importância de estabelecer parcerias entre instituições para fomentar a pesquisa e desenvolvimento na área de vacinas. “O estudo dos adjuvantes é algo complexo, que exige articulação de saberes e competências multidisciplinares”, concluiu.

 

Jornalista: Isabela Pimentel 

 

 altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.