No dia 7 de outubro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, esteve em visita oficial à Fiocruz para ampliar ainda mais o diálogo com a instituição. Raupp foi recebido pelo Conselho Deliberativo (CD), composto pelos diretores das unidades, vice-presidentes e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. “A Fiocruz tem um papel importante na saúde pública brasileira e serve como modelo de atuação para a definição de políticas públicas para o país”, comentou o ministro.

 

visita-raupp

Raupp esteve no terraço do Castelo Fiocruz  - Imagem: Peter Ilicciev/CCS

 

Na ocasião, ele visitou o Centro Integrado de Protótipos, Biofármacos e Reativos para Diagnóstico (CIPBR), em Bio-Manguinhos, onde foi recebido por membros da Diretoria. "Certamente, esse empreendimento irá fortalecer a cadeia de inovação de insumos estratégicos para a saúde", afirmou.

Dentre os temas debatidos no encontro na Residência Oficial, destacaram-se a participação da Fiocruz na formulação do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Centro de Desenvolvimento de Softwares do MCTI no âmbito da saúde. Outro tema que foi amplamente debatido foi a participação da Fundação no Sistema de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano), instituído pelo MCTI. O CD-Fiocruz propôs a elaboração de uma série de novas propostas de trabalho a serem realizadas em conjunto com o ministério.

A reunião também contou com a presença do secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, que apresentou brevemente os últimos avanços no projeto de lei que institui o Código Nacional Ciência, Tecnologia e Inovação (PL 2177/11) e na proposta de emenda à Constituição (PEC) 290/13, também conhecida como PEC da Inovação. Elias abordou ainda o andamento da proposta de constituição de um Regime Diferenciado de Contratação (RDC) para a pesquisa e da Lei das Fundações de Apoio à Pesquisa, que pretende apoiar, no país, uma cultura de apoio à produção de conhecimento e inovação.

 

Jornalista: Rodrigo Pereira

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.