O curso de biotecnologia do cultivo de células de mamíferos e insetos para produção de imunobiológicos virais e biofármacos tem chamado atenção dos alunos do MPTI. O professor Álvaro Paiva Braga de Sousa, do projeto Eritropoetina Humana Recombinante da (EPO/ VPROD), destaca que este conhecimento já representa um diferencial no mercado, ao alinhar a pesquisa básica à sua aplicabilidade em escala de produção industrial em um curto e médio período de tempo. "Nosso objetivo é mostrar aos alunos a importância da biologia celular de células de mamíferos e de insetos e como ela contribui para a produção de imunobiológicos e biofármacos com a  qualidade requerida pelo mercado", ressalta.

Em um momento em que a biotecnologia permite criar novas terapias, vacinas, medicamentos e testes de diagnóstico, a partir de novas rotas biotecnológicas, Bio-Manguinhos já se configura como unidade pioneira na utilização de tecnologias baseadas em plataforma vegetal.

 

biotecnologia-mpti

Alunos do MPTI estudam tendências tecnológicas para produção de biofármacos (Imagem: Ascom/Bio-Manguinhos)

 

No campus do Ceará, haverá duas plantas industriais,  em uma área de 220 mil m² : uma para expressão transiente em folha de tabaco, relacionada ao acordo de co-desenvolvimento com a iBio e Fraunhofer CMB, assinado em 2011, e outra para expressão em célula de cenoura, relacionada ao acordo de transferência de tecnologia assinado em julho, com a Protalix. O término das obras deverá acontecer em 2017 e a produção do primeiro lote de consistência em 2018.

 

Sobre o MPTI

O Mestrado Profissional em Tecnologia de Imunobiológicos  visa à formação de profissionais qualificados para desenvolver novas tecnologias e aperfeiçoar processos de produção de imunobiológicos. Capacitar gestores voltados para a otimização dos processos produtivos, o controle e garantia da qualidade, a redução de custos e a implantação de processos de melhoria contínua. A formação é direcionada para que o mestrando adquira conhecimentos de diversas áreas e tenha uma visão multidisciplinar.Há aulas teóricas, práticas, trabalhos de pesquisa e seminários, o que possibilita a atualização em relação aos avanços tecnológicos. O principal objetivo do MPTI é a integração da teoria com a prática, repensando técnicas e processos para conduzir os discentes à análise, ao planejamento e à implantação de novos produtos e soluções.

 

Informações

Secretaria Acadêmica do MPTI (Bio-Manguinhos/IOC/Fiocruz)
Pavilhão Rocha Lima Centro de Estudos de Bio-Manguinhos George Forbes Mann Av. Brasil, 4365 – Manguinhos
Tel: (21) 3882-9455 / 3882-7129
Fax: (21) 2260-1945 CEP: 21045-900 – Rio de Janeiro – RJ
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Jornalista: Isabela Pimentel 

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.