ciclo-inovacao-100x100Cerca de 70 colaboradores de Bio-Manguinhos aprenderam com o professor José Fantine sobre Organismos de Vanguarda a partir de parcerias estratégicas e formação de redes, no dia 18 de julho, no Pavilhão Rocha Lima. Este foi o quinto tema do Ciclo de Inovação, apresentado pelo profissional que atuou na Petrobras e, hoje, coordena o Espaço Redes e Centros de Excelência da Coppe/UFRJ.

Sua ênfase foi na formação de redes complexas que mesclam, progressivamente, órgãos de governo, entidades de pesquisa, universidades e entidades da sociedade civil, do país e do exterior. Estas parcerias têm o objetivo de formar conjuntos, observando toda a cadeia de valor ou de processos, no caso de Bio, na área de desenvolvimento biotecnológico. “Os projetos de vanguarda sustentam ideias de sustentabilidade, empreendimento, excelência e estratégia”, enfatizou.

José Fantine apresentou a metodologia para a formação dessas redes e os passos para a instituição de um organismo de vanguarda. “É necessário criatividade, ousadia e inventividade para agrupar recursos e conhecimentos e alargar horizontes. O investimento contínuo em projetos de vanguarda voltados à área, não se reduz à mera busca de soluções ou de respostas, mas também de integrar à estratégia de crescimento permanente e de modernização administrativa”, concluiu.

  

Jornalista: Gabriella Ponte

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.