centro-estudos-clinicos-heitor-beltrao-100x100O centro coordenador de pesquisas clínicas no estado do Rio será inaugurado 21 de junho. Fruto da parceria entre o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o espaço fica no Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, unidade de atenção básica, localizada na Tijuca. No local, serão realizadas as pesquisas clínicas – de prevenção ou epidemiológicas – conduzidas pela Assessoria Clínica (Asclin).

A inauguração do Centro Coordenador de Pesquisa Clínica Heitor Beltrão contará com as presenças do Secretário Municipal de Saúde do Rio, Hans Dohmann, Presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha,  do diretor de Bio-Manguinhos, Artur Roberto Couto, e do subsecretário municipal de Atenção Primária, Vigilância e Promoção de Saúde, Daniel Soranz. O espaço terá grande importância para a saúde pública, pois além de ser o primeiro centro coordenador do estado, ou seja, aquele responsável pela coordenação de uma pesquisa clínica multicêntrica (realizada em diferentes unidades de saúde simultaneamente), também será um local destinado aos estudos clínicos e que estará integrado a uma unidade básica de saúde.

Os estudos clínicos de vacinas feitos no Centro Coordenador resultarão em novos produtos, que posteriormente abastecerão aquela e outras unidades de saúde pública. O primeiro estudo clínico conduzido no Centro deverá ser o de fase 3 da vacina meningocócica B, que está sendo desenvolvida por Bio-Manguinhos. O local, de 53 m2, será um posto avançado da Asclin, onde trabalharão durante os estudos clínicos uma equipe composta por pelo menos 12 profissionais.

 

Jornalista: Gabriella Ponte   

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.