inovacao-encontroO Ciclo de Inovação de Bio-Manguinhos 2013 promoveu, na manhã do dia 7 de junho, seu primeiro encontro, no auditório do Pavilhão Rocha Lima. Foi ministrada a palestra Desenvolvimento Tecnológico de Produtos Biotecnológicos: reflexões pelo professor Adriano Proença, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ. Estiveram presentes cerca de 80 pessoas no evento, cujo objetivo era fomentar a discussão sobre a estratégia de inovação.

No seminário, foram apresentados os resultados do Road Mapping de Inovação e do Plano de Biotecnologia do Estado do Rio de Janeiro, que tem o objetivo de fomentar a indústria do ramo. Proença mostrou que na gestão de pesquisa e desenvolvimento é importante acumular habilidades e capacitação, se preocupando em estudar inovação, pensando no futuro e nas tendências de mercado.

Após mostrar a “Anatomia do Negócio” e o mapa mundial de clusters de biotecnologia para a saúde humana, Proença detalhou o estudo feito no Rio de janeiro e os recursos necessários para desenvolver um cluster no estado. “Akira Homma e o diretor de Bio-Manguinhos, Artur Couto, participaram dos eventos de Road Mapping. A Fiocruz é reconhecida mundialmente no ramo e é preciso sempre estar inovando e trabalhando em novas descobertas”, explicou o especialista.

O próximo encontro, cujo tema é Gestão da Inovação com foco tecnológico, será dia 19 de junho, das 14h às 16h, no mesmo local. A palestra será ministrada pelo professor José Vitor Bomtempo, da Escola Química da UFRJ. Ele atua na área gestão e inovação tecnológica e seus conhecimentos serão valiosos para os colaboradores de Bio.

 

Jornalista: Gabriella Ponte

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.